O estudo teve como objetivo investigar as potencialidades para a prática pedagógica na percepção de professores de Educação Física, atuantes no ensino fundamental, da rede federal de educação. Participaram, desta pesquisa qualitativa, sete professores de Educação Física da cidade de Florianópolis (SC), Brasil. Para a coleta e análise das informações, utilizou-se a técnica de investigação qualitativa Entrevista, Transcrição, Categorização e Interpretação (ETCI), com auxílio da plataforma Teams e do software NVIVO. Os resultados observados apontaram que a grande variedade de materiais e equipamentos para as aulas de Educação Física, o salário e a carga horária para atividades pedagógicas e outras atividades na escola foram considerados potencializadores para a prática pedagógica, na escola federal, pela maioria dos professores investigados. Assim, vislumbra-se que, no contexto da educação básica pública brasileira, a rede federal, em muitos casos, diferencia-se, em termos de condições materiais (quantidade e qualidade) e de trabalho (remuneração, hora pedagógica, diversidade de atividade fora da sala de aula) quando comparado à realidade de escolas públicas municipais e estaduais, destacando-se que professores da rede federal recebem remuneração e possuem plano de carreira equivalente à de professores universitários. Além disso, a carga horária de trabalho possibilita tempo para planejamento, formação continuada, pesquisas e projetos de extensão, ressaltando que tais condições enriquecem e potencializam a prática pedagógica. Por fim, conclui-se que, em se tratando da prática pedagógica em Educação Física, os fatores extrínsecos do trabalho devem ser levados em consideração, uma vez que refletirão na atuação profissional, podendo impactar a ação docente no contexto da educação básica.