O estudo tem como objetivo relatar e refletir sobre as experiências no Estágio Curricular Supervisionado (ECS) do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), especificamente, ofertado na Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI/UECE). As experiências ocorreram no ECS II e III, que visa, em um de seus objetivos, oportunizar vivências críticas e reflexivas aos licenciandos em turmas de educação infantil e nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, enfatizando, portanto, a importância do ensino da educação infantil e a alfabetização e o letramento. As experiências ocorreram no segundo semestre de 2022 e no primeiro semestre de 2023, O estágio supervisionado em educação infantil acompanhou uma turma de creche/infantil III, e o de alfabetização e letramento a turma de 1° ano, ambos em escola pública do município de Acopiara-CE. Este trabalho configura-se como relato de experiência, sendo de cunho descritivo e crítico-reflexivo, além de revisão bibliográfica ao trazer embasamento teórico para subsidiar a pesquisa em questão. Dentre outras experiências significativas para a formação humana e profissional, destacam-se a necessidade e o desafio de mobilizar saberes e conhecimentos teórico-práticos, bem como a importância do planejamento didático e da relação professor-aluno. Como resultado compreende-se, que as experiências no Estágio III foi possível adquirir novos conhecimentos e habilidades pedagógicas, com uma junção de saberes teórico-práticos, que contribuíram na minha formação acadêmica, profissional e pessoal.