O presente trabalho tem o enfoque na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e suas concepções. O objetivo deste estudo é analisar e refletir sobre o processo de implementação da Política de Educação Inclusiva no contexto educacional, considerando o campo de atuação do professor e as possíveis demandas com estudante público alvo da Educação Especial (PAEE). Faz-se necessário refletir sobre a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva em seu cerne, através do ensino colaborativo e o do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), que são possíveis caminhos para romper com as barreiras para potencializar a escolarização de estudantes com deficiência no ensino comum, como estratégias que contribuam para a inclusão. O DUA é uma perspectiva que visa beneficiar a todos os estudantes com seus distintos estilos de aprendizagem, partindo-se do pressuposto que para tornarmos uma escola inclusiva, não basta contar somente com os recursos pedagógicos de acessibilidade, mas também é preciso considerar as relações humanas. Realizamos pesquisas de cunho bibliográfico, com abordagem de maior ênfase no aspecto qualitativo. Como resultado parcial, refletimos sobre a realidade educacional atual de estudantes com deficiência, de forma a contribuir na efetivação dos direitos de acesso à educação, provocando reflexões e alterações nas práticas que envolvem o ensino/aprendizagem do Público da Educação Especial nas escolas de forma efetiva.