A disciplina de Química do ensino médio é uma das matérias que os alunos do ensino médio sentem um certo grau de dificuldade de entendimento. A depender do conteúdo, muitos são as metodologias adotadas nas aulas práticas a serem ministradas em laboratório ou até em mesmo em sala de aula. Para a maioria dos alunos, aulas práticas não apenas coloca em prática o conteúdo visto em sala de aula, mas também desperta o interesse do aluno pelo conteúdo e consequentemente pela disciplina. No ensino e aprendizagem do conteúdo de funções inorgânicas, conteúdo ministrado no 1º ano, inúmeros são os métodos de aplicação de cada uma das funções, principalmente, funções ácido-base. Para identificar se uma solução é ácida ou básica, poder ser utilizado um peagâmetro, que se trata de um equipamento de laboratório de química, no entanto, na maioria das escolas públicas, pouco despõe de equipamentos básicos de laboratório de Química e/ou Ciências. No entanto, no estudo e na prática de funções inorgânicas ácido-base, faz-se o uso de um indicador alternativo para identificar a acidez ou basicidade de uma dada solução através de sua mudança de coloração. Muitos são os indicadores de potencial hidrogeniônico de uma solução, no entanto, alguns não são tão eficientes quanto o estrato de folha de repolho roxo, por exemplo. A princípio, foi analisado em seis soluções (acidas-básicas) estrato de cenoura, pimentão e repolho roxo como indicador, porém, apenas o repolho roxo se mostrou eficaz no resultado observado em cada solução analisada. Diante disto, decidiu-se utilizar o repolho roxo em todas as soluções ácido e base. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho é apresentar de forma alternativa a identificação de soluções ácido-base através de material alternativo despertando o interesse dos alunos pelo conteúdo, tornando significativo o processo de ensino e aprendizagem nas aulas teóricas e práticas.