Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VÍDEO ANIMAÇÃO “VOCÊ SABE O QUE É LIMPO E SUJO? NÓS VAMOS TE CONTAR”: PERCEPÇÕES DAS CRIANÇAS PEQUENAS EM UMA VISÃO ANTROPOLÓGICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98955
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5682
    "inscrito_id" => 17858
    "titulo" => "VÍDEO ANIMAÇÃO “VOCÊ SABE O QUE É LIMPO E SUJO? NÓS VAMOS TE CONTAR”: PERCEPÇÕES DAS CRIANÇAS PEQUENAS EM UMA VISÃO ANTROPOLÓGICA"
    "resumo" => "Este artigo descreve a criação e os objetivos da animação intitulada “Você sabe o que é limpo e sujo? Nós vamos te contar: percepções das crianças pequenas em uma visão antropológica” como parte integrante do projeto de mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em ensino das Ciências da UNIGRANRIO. A animação tem como propósito principal abordar o tema higiene a partir de uma perspectiva de Educação Antropológica, para compreender como as crianças pequenas (3 e 4 anos de idade) entendem o conceito de limpo e sujo em um contexto coletivo educativo, partindo do princípio de que o desconhecimento desses conceitos impactam de forma concreta na saúde de seus corpos, possibilitando o surgimento de novas doenças. A criação da animação correlaciona o discurso coletivo após coleta e análise dos dados de pesquisa atrelados aos conteúdos considerados relevantes para o coletivo das profissionais da unidade infantil, lócus da pesquisa. A animação poderá ser incorporada ao planejamento pedagógico nas unidades infantis de todo o país como ponto de partida para desenvolverem suas próprias animações a respeito dos conceitos de limpo e sujo embuídas das percepções de suas crianças pequenas. As educadoras poderão agregar novas descobertas na busca por essas percepções e refletir a respeito de suas estratégias pedagógicas. Acredita-se que por meio deste movimento de Educação Antropológica em um movimento inverso a projetos assistencialistas na educação infantil quando se fala em higiene, haverá a facilidade de compreensão dos conceitos também pela animação produzida e linguagem direcionada às crianças pequenas. A animação, apesar de se encontrar em fase prototípica, tem repercutido de maneira positiva entre as profissionais da Educação participantes da pesquisa que colaboraram para a idealização desse Produto Educacional. O projeto tem se revelado uma evocação convidativa para outros pares caminharem rumo à direção de práticas significativas e libertadoras na Educação Infantil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17858_TB5682_11092023135600.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LENINE BANDEIRA DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "Lenine Bandeira"
    "autor_email" => "leninebandeira@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98955
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5682
    "inscrito_id" => 17858
    "titulo" => "VÍDEO ANIMAÇÃO “VOCÊ SABE O QUE É LIMPO E SUJO? NÓS VAMOS TE CONTAR”: PERCEPÇÕES DAS CRIANÇAS PEQUENAS EM UMA VISÃO ANTROPOLÓGICA"
    "resumo" => "Este artigo descreve a criação e os objetivos da animação intitulada “Você sabe o que é limpo e sujo? Nós vamos te contar: percepções das crianças pequenas em uma visão antropológica” como parte integrante do projeto de mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em ensino das Ciências da UNIGRANRIO. A animação tem como propósito principal abordar o tema higiene a partir de uma perspectiva de Educação Antropológica, para compreender como as crianças pequenas (3 e 4 anos de idade) entendem o conceito de limpo e sujo em um contexto coletivo educativo, partindo do princípio de que o desconhecimento desses conceitos impactam de forma concreta na saúde de seus corpos, possibilitando o surgimento de novas doenças. A criação da animação correlaciona o discurso coletivo após coleta e análise dos dados de pesquisa atrelados aos conteúdos considerados relevantes para o coletivo das profissionais da unidade infantil, lócus da pesquisa. A animação poderá ser incorporada ao planejamento pedagógico nas unidades infantis de todo o país como ponto de partida para desenvolverem suas próprias animações a respeito dos conceitos de limpo e sujo embuídas das percepções de suas crianças pequenas. As educadoras poderão agregar novas descobertas na busca por essas percepções e refletir a respeito de suas estratégias pedagógicas. Acredita-se que por meio deste movimento de Educação Antropológica em um movimento inverso a projetos assistencialistas na educação infantil quando se fala em higiene, haverá a facilidade de compreensão dos conceitos também pela animação produzida e linguagem direcionada às crianças pequenas. A animação, apesar de se encontrar em fase prototípica, tem repercutido de maneira positiva entre as profissionais da Educação participantes da pesquisa que colaboraram para a idealização desse Produto Educacional. O projeto tem se revelado uma evocação convidativa para outros pares caminharem rumo à direção de práticas significativas e libertadoras na Educação Infantil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17858_TB5682_11092023135600.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LENINE BANDEIRA DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "Lenine Bandeira"
    "autor_email" => "leninebandeira@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo descreve a criação e os objetivos da animação intitulada “Você sabe o que é limpo e sujo? Nós vamos te contar: percepções das crianças pequenas em uma visão antropológica” como parte integrante do projeto de mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em ensino das Ciências da UNIGRANRIO. A animação tem como propósito principal abordar o tema higiene a partir de uma perspectiva de Educação Antropológica, para compreender como as crianças pequenas (3 e 4 anos de idade) entendem o conceito de limpo e sujo em um contexto coletivo educativo, partindo do princípio de que o desconhecimento desses conceitos impactam de forma concreta na saúde de seus corpos, possibilitando o surgimento de novas doenças. A criação da animação correlaciona o discurso coletivo após coleta e análise dos dados de pesquisa atrelados aos conteúdos considerados relevantes para o coletivo das profissionais da unidade infantil, lócus da pesquisa. A animação poderá ser incorporada ao planejamento pedagógico nas unidades infantis de todo o país como ponto de partida para desenvolverem suas próprias animações a respeito dos conceitos de limpo e sujo embuídas das percepções de suas crianças pequenas. As educadoras poderão agregar novas descobertas na busca por essas percepções e refletir a respeito de suas estratégias pedagógicas. Acredita-se que por meio deste movimento de Educação Antropológica em um movimento inverso a projetos assistencialistas na educação infantil quando se fala em higiene, haverá a facilidade de compreensão dos conceitos também pela animação produzida e linguagem direcionada às crianças pequenas. A animação, apesar de se encontrar em fase prototípica, tem repercutido de maneira positiva entre as profissionais da Educação participantes da pesquisa que colaboraram para a idealização desse Produto Educacional. O projeto tem se revelado uma evocação convidativa para outros pares caminharem rumo à direção de práticas significativas e libertadoras na Educação Infantil.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.