No ensino de Química é fundamental a contextualização para uma melhor eficiência no ensino-aprendizagem dos alunos. A Química Verde é uma área da química que ainda é pouco comentada no ensino básico e trata das metodologias verdes possíveis para a utilização e geração de compostos menos nocivos à saúde e ao meio ambiente. Pensando em facilitar o processo de ensino-aprendizagem, alunos da disciplina de Química Orgânica Experimental II do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ- Campus Duque de Caxias) realizaram um projeto na XII Semana Científico Tecnológica (SEMACIT) do IFRJ- CDuc. O projeto tinha como objetivo comparar a sustentabilidade, introduzir os conceitos da Química Verde e produzir velas aromáticas, usando parafina e cera vegetal. Foi mostrado todo processo de produção da vela para os alunos e também, demonstrada a relação entre Química Verde, Química Orgânica e Educação Ambiental. A comparação da sustentabilidade das velas foi feita através da Estrela Verde (EV), uma métrica que se baseia nos 12 princípios da Química Verde. O índice de preenchimento verde da estrela da vela feita de parafina foi de 66%, enquanto que o da vela feita através da cera vegetal foi de 83%. Os processos mais sustentáveis foram expostos e discutidos com os alunos participantes desse evento e este trabalho traz uma reflexão sobre uma química preocupada com a sustentabilidade.