O presente estudo teve como foco a análise do laboratório nas aulas práticas de Biologia em uma turma de PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos). A pesquisa buscou identificar os pontos positivos e negativos dessa abordagem, bem como sua contribuição para a formação acadêmica dos estudantes. A metodologia utilizada para a investigação baseou-se na observação sistemática durante o estágio em uma turma de PROEJA do 1º ano. O pesquisador registrou as experiências práticas dos estudantes e suas interações com o educador durante as aulas no laboratório. Dessa forma, foi possível compreender como a presença de um ambiente adequado para as atividades práticas influencia os estudantes. Os principais resultados revelaram que, apesar das dificuldades, os estudantes demonstraram interesse ao realizar as atividades práticas. No entanto, também foram identificados problemas relacionados à disponibilidade e logística dos laboratórios, o que acabou resultando no adiamento de algumas aulas práticas. Essa limitação evidencia a importância de garantir a infraestrutura necessária nas instituições de ensino para promover uma educação de qualidade. Assim, o estudo concluiu que um ambiente adequado para as atividades práticas, como o laboratório, desempenha um papel essencial no PROEJA ao proporcionar aos estudantes a aplicação dos conhecimentos teóricos de forma concreta e o desenvolvimento de habilidades científicas desde o início de seu curso. Portanto, para um melhor aproveitamento dessa abordagem é importante que as instituições de ensino ofereçam suporte adequado aos professores e garantam a disponibilidade desses espaços para a realização dessas atividades.