Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZANDO O DOMINÓ COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98559
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5162
    "inscrito_id" => 5113
    "titulo" => "UTILIZANDO O DOMINÓ COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA"
    "resumo" => "A pesquisa tem como objetivo proporcionar um jogo apresentando métodos e operações que favorece a educação matemática do ensino fundamental, utilizando material de fácil acesso combinado sobre a elaboração e aplicação da atividade denominada de Dominó, onde apresenta o assunto radiciação e potenciação nas peças do dominó e em estratégias desse jogo de tabuleiro. A atividade observada pelos professores durante a Semana da Matemática, durante o mês de maio de 2023 no Colégio Ten. Rêgo Barros, foi dividida em duas partes: a primeira, dedicada à elaboração das peças por meio de madeiras da carpintaria, além de envolver o aluno com incentivos ao manuseio desses materiais; a segunda, dedicada a compreender a matemática presente na construção das peças e na estratégia de algumas jogadas, e, por fim, pôr em prática esses conhecimentos numa partida do jogo. As fontes utilizadas para escrita desse artigo foram os materiais enviados pelos alunos, imagens das construções e materiais utilizados. Aos professores que avaliaram o trabalho, foi notado a construção de objetos matemáticos fazendo uma transposição didática dos assuntos matemáticos e o entendimento de uma forma mais razoável a todos os integrantes da equipe como também de colegas de classe que aprenderam e participaram da apresentação. Percebeu-se a evolução do raciocínio matemático e dedutivo dos estudantes que observavam e se integravam aos demais durante as apresentações, mostrando assim uma nova ferramenta ativa para o entendimento de conceitos matemáticos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5113_TB5162_14102023180526.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GUSTAVO NOGUEIRA DIAS"
    "autor_nome_curto" => "Gustavo Dias"
    "autor_email" => "gustavonogueiradias@gmail"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98559
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5162
    "inscrito_id" => 5113
    "titulo" => "UTILIZANDO O DOMINÓ COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA"
    "resumo" => "A pesquisa tem como objetivo proporcionar um jogo apresentando métodos e operações que favorece a educação matemática do ensino fundamental, utilizando material de fácil acesso combinado sobre a elaboração e aplicação da atividade denominada de Dominó, onde apresenta o assunto radiciação e potenciação nas peças do dominó e em estratégias desse jogo de tabuleiro. A atividade observada pelos professores durante a Semana da Matemática, durante o mês de maio de 2023 no Colégio Ten. Rêgo Barros, foi dividida em duas partes: a primeira, dedicada à elaboração das peças por meio de madeiras da carpintaria, além de envolver o aluno com incentivos ao manuseio desses materiais; a segunda, dedicada a compreender a matemática presente na construção das peças e na estratégia de algumas jogadas, e, por fim, pôr em prática esses conhecimentos numa partida do jogo. As fontes utilizadas para escrita desse artigo foram os materiais enviados pelos alunos, imagens das construções e materiais utilizados. Aos professores que avaliaram o trabalho, foi notado a construção de objetos matemáticos fazendo uma transposição didática dos assuntos matemáticos e o entendimento de uma forma mais razoável a todos os integrantes da equipe como também de colegas de classe que aprenderam e participaram da apresentação. Percebeu-se a evolução do raciocínio matemático e dedutivo dos estudantes que observavam e se integravam aos demais durante as apresentações, mostrando assim uma nova ferramenta ativa para o entendimento de conceitos matemáticos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5113_TB5162_14102023180526.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GUSTAVO NOGUEIRA DIAS"
    "autor_nome_curto" => "Gustavo Dias"
    "autor_email" => "gustavonogueiradias@gmail"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A pesquisa tem como objetivo proporcionar um jogo apresentando métodos e operações que favorece a educação matemática do ensino fundamental, utilizando material de fácil acesso combinado sobre a elaboração e aplicação da atividade denominada de Dominó, onde apresenta o assunto radiciação e potenciação nas peças do dominó e em estratégias desse jogo de tabuleiro. A atividade observada pelos professores durante a Semana da Matemática, durante o mês de maio de 2023 no Colégio Ten. Rêgo Barros, foi dividida em duas partes: a primeira, dedicada à elaboração das peças por meio de madeiras da carpintaria, além de envolver o aluno com incentivos ao manuseio desses materiais; a segunda, dedicada a compreender a matemática presente na construção das peças e na estratégia de algumas jogadas, e, por fim, pôr em prática esses conhecimentos numa partida do jogo. As fontes utilizadas para escrita desse artigo foram os materiais enviados pelos alunos, imagens das construções e materiais utilizados. Aos professores que avaliaram o trabalho, foi notado a construção de objetos matemáticos fazendo uma transposição didática dos assuntos matemáticos e o entendimento de uma forma mais razoável a todos os integrantes da equipe como também de colegas de classe que aprenderam e participaram da apresentação. Percebeu-se a evolução do raciocínio matemático e dedutivo dos estudantes que observavam e se integravam aos demais durante as apresentações, mostrando assim uma nova ferramenta ativa para o entendimento de conceitos matemáticos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.