Este relato busca apresentar as experiências vivenciadas por bolsistas do Programa de Residência Pedagógica - CAPES, do curso de Licenciatura em Química do IFRJ - campus Duque de Caxias, residentes no Colégio Estadual São Bento, localizado no Gramacho, Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, propondo relacionar o conteúdo programático da disciplina, ligações químicas e um debate sobre o racismo. Desta maneira, em dois tempos de aula, foram abordados os diferentes tipos de cabelo, relacionando-os com as pontes de hidrogênio e enfatizando a diversidade existente na textura e no formato dos fios – incluindo cabelos crespos, cacheados, ondulados e lisos, foram citados também os procedimentos estéticos que visam modificar a estrutura dos fios associando com as ligações iônica e covalente, problematizando os motivos pelos quais as pessoas alisam, salientando o reflexo do racismo estrutural na sociedade. Com isso, foi possível introduzir o conceito de ligações químicas por meio da prática de ensino antirracista, utilizando a metodologia problematizadora como recurso norteador das discussões sobre o assunto em sala. Diante do exposto, no final da aula, foi aplicado um formulário com o objetivo de obter um feedback dos alunos com enfoque no entendimento de que a química é um assunto diverso e possivelmente relacionável com temáticas do cotidiano, além de fomentar a memória e relação dos casos de racismo apresentados durante a aula com o protagonismo dos alunos sobre as questões, afinal, um ambiente escolar inclusivo é feito de pessoas inclusivas.