Neste trabalho trazemos os dados parciais da pesquisa que analisou a implementação da reforma do ensino médio em dois institutos federais (um em Minas Gerais e o outro no Espírito Santo). Analisaremos as orientações do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e como essas diretrizes reverberam nas políticas para o Ensino Médio no Brasil. Lançamos luz sobre as orientações presentes no livro Desconectados: Habilidades, educación y empleo en América Latina. Destacamos quatro categorias: responsabilização dos sistemas escolares e do trabalho docente; avaliação; empregabilidade; ensino técnico-profissionalizante. Tais categorias, presentes no documento, encontram eco na Reforma. Identificamos no documento Desconectados: habilidades, educação e emprego na América Latina, apontamentos que corroboram com que foi sancionado pela Lei n° 13.415/2017. Destacamos o itinerário profissionalizante, no qual o aluno terá redução de conteúdos que compõem o currículo escolar, (Geografia, História, Biologia e Química somente no primeiro ano) sendo obrigatórias nos três anos apenas Português e Matemática. Depreende-se que a Reforma estabelece um currículo que corrobora para formação mínima deste trabalhador, de forma flexível e adaptável. O documento ainda sugere a parceria com a iniciativa privada, além da implementação de avaliações padronizadas.