O uso de metodologias ativas tem o potencial de incentivar os estudantes a aprenderem de forma autônoma e participativa, por meio de problemas e situações reais. No Ensino Fundamental são trabalhados conceitos e exemplos formais sobre programas e indicadores de saúde pública, objetos de conhecimento do Currículo Paulista e que podem auxiliar na cidadania ativa. O objetivo deste trabalho foi o de testar a efetividade da aplicação da discussão em pequenos grupos na problematização do Saneamento Básico. Foi aplicada no 7º ano na Emefi Profª Maria Jacomino Vendito, Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Botucatu-SP. A metodologia foi a discussão em pequenos grupos com tarefa comum e problematização. A turma foi dividida em grupos de 5 ou 6 integrantes. Cada grupo tinha estudantes de diferentes níveis de desempenho escolar. Todos receberam as mesmas reportagens sobre tratamento de água e esgoto: Bauru e Botucatu-SP. Etapa 1 - ler e extrair informações principais das reportagens. Etapa2 - buscar respostas as questões: Qual das cidades tem o melhor saneamento básico? Por quê? Comparar com o Ranking do Saneamento do Instituto Trata Brasil. Etapa 3 - confeccionar cartaz em formato de mapa mental para sintetizar e apresentar as informações. A avaliação foi qualitativa e ocorreu através da observação e registro dos professores ao longo das etapas da atividade. Foi observado uma dificuldade de organizar as informações principais em mapas mentais, bem como uma dificuldade de todos os relatores em apresentarem o cartaz com as próprias palavras. A discussão em pequenos grupos estimulou o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes que levantaram particularidades da qualidade do serviço de saneamento básico dos municípios. Essa experiência contemplou parte da habilidade EF07CI09 do Currículo Paulista. Melhor efetividade desta atividade depende de maior interação do alunado com as metodologias ativas de ensino.