Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PERCEPÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS FINAIS) DA ESCOLA PADRE PAULO ROBERTO DE OLIVEIRA EM SUMÉ-PB: ABORDAGENS E REFLEXÕES DISCENTES ACERCA DA PROBLEMÁTICA SOCIOAMBIENTAL

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A modernidade tem sido caracterizada pela ascensão e consolidação da sociedade de consumo, sendo tipificada pela tríade que envolve a produção em escala, consumo massivo, e a concentração e crescimento exponencial do lucro. Diante disso, torna-se essencial a construção de estratégias que favoreçam a mudança de posturas (individuais e coletivas), rompendo o paradigma dominante vigente. Compreendidas tais necessidades, a Educação Ambiental (EA) apresenta-se como importante instrumento de transformação e de desenvolvimento para uma nova consciência ambiental. O presente artigo constitui-se como parte integrante de uma avaliação diagnóstica, na qual analisa-se a percepção dos alunos do ensino fundamental (6º ao 9º ano) acerca das principais problemáticas socioambientais da atualidade. O lócus da referida pesquisa é a Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Paulo Roberto de Oliveira, situada no município de Sumé-PB. O referido artigo caracteriza-se como uma pesquisa quantitativa, na qual optou-se pelo uso de um questionário estruturado composto por dezenove questões. Por conseguinte, tal estudo enquadra-se no modelo de pesquisa-ação, uma vez que se tem a problemática delimitada e analisada de forma segmentada, ou seja, focalizada no corpo discente da instituição em questão. Enfatiza-se ainda, no campo teórico-conceitual, o debate de temas importantes como educação ambiental, percepção ambiental e protagonismo juvenil ambiental, onde são inseridos autores como: Gomes (2017), Gohn (2011; 2013), Candau (2000; 2008), Henriques (2012; 2017), Guimarães (2014), Loureiro (2016), Pesce (2018), Fracalanza (2012), Diskin (2004; 2013), Borges (2019), entre outros. Após a tabulação dos dados e análise dos resultados, identificou-se a necessidade da ampliação do debate na escola básica acerca das questões inerentes à sustentabilidade e ao desenvolvimento sustentável. Observou-se ainda a carência de estratégias que busquem sensibilizar os discentes sobre os impactos do modelo de desenvolvimento adotado pela sociedade, bem como, o desenvolvimento de ações que favoreçam o protagonismo juvenil acerca das questões ambientais.

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