Este artigo resulta das experiências vivenciadas no projeto de Monitoria, vinculado ao componente curricular de ‘Educação e Novas Tecnologias’, do curso de Pedagogia, da UFPB/Campus III. A monitoria é uma experiência inicial com a docência, ela aprofunda a formação profissional do/a discente, intervindo positivamente no processo de formação das concepções teórico-práticas de planejamento, organização do trabalho pedagógico, ensino e aprendizagem. Diante disso, trazemos como objetivo principal descrever o trabalho pedagógico que realizamos no ano de 2022, com uma turma de vinte alunos do curso de Pedagogia. A metodologia utilizada compreende a gamificação e a aprendizagem baseada em equipes - ABE, caminhos que possibilitaram o desenvolvimento de oficinas pedagógicas para a produção de recursos educacionais digitais. Nos respaldamos teoricamente no estudos de Vani Kenski e Nelson Pretto, dentre outros que nortearam o debate entre o “planejamento pedagógico” e a “produção de conteúdo digital”, elementos chaves para a articulação que realizamos entre o campo da “Educação” e o das “Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)”. Concluímos que, por meio de ações colaborativas e atividades práticas, desenvolvidas no âmbito de oficinas pedagógicas, os/as discentes vivenciaram experiências educativas que proporcionaram autonomia e uso da criatividade, contribuindo para as suas formações docentes.