A etnobiologia é um ramo da biologia que estuda a relação do homem com o meio ambiente. Quando aplicada como elemento de contextualização nas aulas de ecologia, possibilita a conexão da escola e seu entorno, valorizando o ensino contextualizado dos alunos, que estão imersos em sua cultura local, estimulando por meio do pensamento científico a melhor compreensão do mundo natural. Nesse contexto, este trabalho objetivou investigar o conhecimento tradicional dos povos indígenas Tabajaras da Paraíba, visando promover o estudo da ecologia e cultura local para o desenvolvimento de personagens interativos e jogos, que facilitam o ensino de ecologia. Adotou-se dessa maneira a formulação de questionários semi-estruturados que investigaram aspectos dos costumes e crenças indígenas Tabajaras, povos tradicionais paraibanos, acerca dos animais e plantas. Os resultados observados proporcionaram maior entendimento ecológico acerca do conhecimento tradicional dos povos originários da Paraíba. Foi possível observar e aprender com o rico conhecimento ecológico passado de geração a geração pelos indígenas, diversos estratos e plantas por exemplo, são utilizados em atividades de caça, devido sua ação paralisante, o que facilita a captura da presa, além de diversas ervas utilizadas em rituais e animais tidos como símbolos sagrados. Com os dados dos questionários aplicados, os alunos desenvolveram a partir da lista de espécies e plantas exploradas localmente os Fakemons versões nativas da fauna local baseadas na franquia Pokémon, que compuseram um material ecológico, lúdico e regionalizado, para o estudo de ecologia dos alunos, imerso na cultura local, ampliando o conhecimento científico dos alunos com base no estudo dinâmico da etnobiologia, além de compreenderem a importância do conhecimento dos povos originários brasileiros, garantindo aos alunos o direito previsto pela Lei de diretrizes de base de 1996, de aprender conteúdos diversos, imersos em sua cultura local.