Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM PRINCÍPIO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO DE BIOLOGIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95732
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1428
    "inscrito_id" => 11897
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM PRINCÍPIO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "O presente estudo, visa analisar pesquisas que indicam a necessidade do trabalho individualizado de especialistas educacionais que trabalham com estratégias específicas de atendimento e inclusão a alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), nos processos de ensino e aprendizagem na rede comum de educação, para o desenvolvimento dos mesmos. A presente pesquisa ainda em desenvolvimento, irá tratar de uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva; onde será destacado como se desenvolve o ensino e à aprendizagem de alunos com TEA, tendo por objetivo investigar como estes alunos são incluídos em escolas regulares públicas da rede Estadual de Caxias-MA; bem analisar como se dá o estudo de ciências e como o mesmo é desenvolvido com estes, uma vez que os mesmos aprendem de formas diferentes dos ditos alunos "normais"; e quais metodologias estão sendo utilizadas para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem desses alunos. Por tanto este estudo buscará resultados que visem identificar o que se oferece na rede de educação, tais como condições diversificadas para o ensino e aprendizagem destes alunos, bem como o êxito e permanência. Os dados serão coletados através de um roteiro de entrevistas semiestruturadas e analisados a partir da análise de conteúdo, visando as necessidades da rede de educação, sobretudo quanto aos aspectos comportamentais de como lidar com as metodologias mais adequadas para estes alunos, e com o os processos pedagógicos de como ensinar e avaliar para, para assim criar condições favoráveis à aprendizagem e ao desenvolvimento dos alunos com TEA no ambiente escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID11897_TB1428_11052023135959.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JENNIFER ROCHA MENEZES"
    "autor_nome_curto" => "JENNIFER"
    "autor_email" => "rocha.menezes@acad.ifma.e"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95732
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1428
    "inscrito_id" => 11897
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM PRINCÍPIO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "O presente estudo, visa analisar pesquisas que indicam a necessidade do trabalho individualizado de especialistas educacionais que trabalham com estratégias específicas de atendimento e inclusão a alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), nos processos de ensino e aprendizagem na rede comum de educação, para o desenvolvimento dos mesmos. A presente pesquisa ainda em desenvolvimento, irá tratar de uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva; onde será destacado como se desenvolve o ensino e à aprendizagem de alunos com TEA, tendo por objetivo investigar como estes alunos são incluídos em escolas regulares públicas da rede Estadual de Caxias-MA; bem analisar como se dá o estudo de ciências e como o mesmo é desenvolvido com estes, uma vez que os mesmos aprendem de formas diferentes dos ditos alunos "normais"; e quais metodologias estão sendo utilizadas para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem desses alunos. Por tanto este estudo buscará resultados que visem identificar o que se oferece na rede de educação, tais como condições diversificadas para o ensino e aprendizagem destes alunos, bem como o êxito e permanência. Os dados serão coletados através de um roteiro de entrevistas semiestruturadas e analisados a partir da análise de conteúdo, visando as necessidades da rede de educação, sobretudo quanto aos aspectos comportamentais de como lidar com as metodologias mais adequadas para estes alunos, e com o os processos pedagógicos de como ensinar e avaliar para, para assim criar condições favoráveis à aprendizagem e ao desenvolvimento dos alunos com TEA no ambiente escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID11897_TB1428_11052023135959.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JENNIFER ROCHA MENEZES"
    "autor_nome_curto" => "JENNIFER"
    "autor_email" => "rocha.menezes@acad.ifma.e"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente estudo, visa analisar pesquisas que indicam a necessidade do trabalho individualizado de especialistas educacionais que trabalham com estratégias específicas de atendimento e inclusão a alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), nos processos de ensino e aprendizagem na rede comum de educação, para o desenvolvimento dos mesmos. A presente pesquisa ainda em desenvolvimento, irá tratar de uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva; onde será destacado como se desenvolve o ensino e à aprendizagem de alunos com TEA, tendo por objetivo investigar como estes alunos são incluídos em escolas regulares públicas da rede Estadual de Caxias-MA; bem analisar como se dá o estudo de ciências e como o mesmo é desenvolvido com estes, uma vez que os mesmos aprendem de formas diferentes dos ditos alunos "normais"; e quais metodologias estão sendo utilizadas para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem desses alunos. Por tanto este estudo buscará resultados que visem identificar o que se oferece na rede de educação, tais como condições diversificadas para o ensino e aprendizagem destes alunos, bem como o êxito e permanência. Os dados serão coletados através de um roteiro de entrevistas semiestruturadas e analisados a partir da análise de conteúdo, visando as necessidades da rede de educação, sobretudo quanto aos aspectos comportamentais de como lidar com as metodologias mais adequadas para estes alunos, e com o os processos pedagógicos de como ensinar e avaliar para, para assim criar condições favoráveis à aprendizagem e ao desenvolvimento dos alunos com TEA no ambiente escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.