O presente estudo, visa analisar pesquisas que indicam a necessidade do trabalho individualizado de especialistas educacionais que trabalham com estratégias específicas de atendimento e inclusão a alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), nos processos de ensino e aprendizagem na rede comum de educação, para o desenvolvimento dos mesmos. A presente pesquisa ainda em desenvolvimento, irá tratar de uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva; onde será destacado como se desenvolve o ensino e à aprendizagem de alunos com TEA, tendo por objetivo investigar como estes alunos são incluídos em escolas regulares públicas da rede Estadual de Caxias-MA; bem analisar como se dá o estudo de ciências e como o mesmo é desenvolvido com estes, uma vez que os mesmos aprendem de formas diferentes dos ditos alunos "normais"; e quais metodologias estão sendo utilizadas para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem desses alunos. Por tanto este estudo buscará resultados que visem identificar o que se oferece na rede de educação, tais como condições diversificadas para o ensino e aprendizagem destes alunos, bem como o êxito e permanência. Os dados serão coletados através de um roteiro de entrevistas semiestruturadas e analisados a partir da análise de conteúdo, visando as necessidades da rede de educação, sobretudo quanto aos aspectos comportamentais de como lidar com as metodologias mais adequadas para estes alunos, e com o os processos pedagógicos de como ensinar e avaliar para, para assim criar condições favoráveis à aprendizagem e ao desenvolvimento dos alunos com TEA no ambiente escolar.