EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM PRINCÍPIO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO DE BIOLOGIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95732 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1428 "inscrito_id" => 11897 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM PRINCÍPIO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "O presente estudo, visa analisar pesquisas que indicam a necessidade do trabalho individualizado de especialistas educacionais que trabalham com estratégias específicas de atendimento e inclusão a alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), nos processos de ensino e aprendizagem na rede comum de educação, para o desenvolvimento dos mesmos. A presente pesquisa ainda em desenvolvimento, irá tratar de uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva; onde será destacado como se desenvolve o ensino e à aprendizagem de alunos com TEA, tendo por objetivo investigar como estes alunos são incluídos em escolas regulares públicas da rede Estadual de Caxias-MA; bem analisar como se dá o estudo de ciências e como o mesmo é desenvolvido com estes, uma vez que os mesmos aprendem de formas diferentes dos ditos alunos "normais"; e quais metodologias estão sendo utilizadas para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem desses alunos. Por tanto este estudo buscará resultados que visem identificar o que se oferece na rede de educação, tais como condições diversificadas para o ensino e aprendizagem destes alunos, bem como o êxito e permanência. Os dados serão coletados através de um roteiro de entrevistas semiestruturadas e analisados a partir da análise de conteúdo, visando as necessidades da rede de educação, sobretudo quanto aos aspectos comportamentais de como lidar com as metodologias mais adequadas para estes alunos, e com o os processos pedagógicos de como ensinar e avaliar para, para assim criar condições favoráveis à aprendizagem e ao desenvolvimento dos alunos com TEA no ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID11897_TB1428_11052023135959.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JENNIFER ROCHA MENEZES" "autor_nome_curto" => "JENNIFER" "autor_email" => "rocha.menezes@acad.ifma.e" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95732 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1428 "inscrito_id" => 11897 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM PRINCÍPIO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "O presente estudo, visa analisar pesquisas que indicam a necessidade do trabalho individualizado de especialistas educacionais que trabalham com estratégias específicas de atendimento e inclusão a alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), nos processos de ensino e aprendizagem na rede comum de educação, para o desenvolvimento dos mesmos. A presente pesquisa ainda em desenvolvimento, irá tratar de uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva; onde será destacado como se desenvolve o ensino e à aprendizagem de alunos com TEA, tendo por objetivo investigar como estes alunos são incluídos em escolas regulares públicas da rede Estadual de Caxias-MA; bem analisar como se dá o estudo de ciências e como o mesmo é desenvolvido com estes, uma vez que os mesmos aprendem de formas diferentes dos ditos alunos "normais"; e quais metodologias estão sendo utilizadas para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem desses alunos. Por tanto este estudo buscará resultados que visem identificar o que se oferece na rede de educação, tais como condições diversificadas para o ensino e aprendizagem destes alunos, bem como o êxito e permanência. Os dados serão coletados através de um roteiro de entrevistas semiestruturadas e analisados a partir da análise de conteúdo, visando as necessidades da rede de educação, sobretudo quanto aos aspectos comportamentais de como lidar com as metodologias mais adequadas para estes alunos, e com o os processos pedagógicos de como ensinar e avaliar para, para assim criar condições favoráveis à aprendizagem e ao desenvolvimento dos alunos com TEA no ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID11897_TB1428_11052023135959.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JENNIFER ROCHA MENEZES" "autor_nome_curto" => "JENNIFER" "autor_email" => "rocha.menezes@acad.ifma.e" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }