Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS TIC’S EM SALA DE AULA: A FERRAMENTA KAHOOT COMO PROPOSTA DE GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100158
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7266
    "inscrito_id" => 22294
    "titulo" => "AS TIC’S EM SALA DE AULA: A FERRAMENTA KAHOOT COMO PROPOSTA DE GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "O artigo é resultado da utilização da ferramenta Kahoot em uma turma de sexto ano do ensino fundamental de uma escola da rede privada do município de Campina Grande – PB. O Kahoot é um site onde se tem a possibilidade de criar jogos de perguntas e respostas ou verdadeiro e falso (no modo gratuito), em sala de aula o docente pode utilizá-lo como um meio de gamificar o ensino da Geografia, tornando mais lúdico e prazeroso o processo de ensino, enfatizando o uso dessa ciência para a leitura do espaço geográfico onde o aluno está inserido. O objetivo do artigo é apresentar como o Kahoot pode ser utilizado em sala de aula para apresentar os conteúdos das temáticas físico-naturais apresentados de forma singular no sexto ano do fundamental. A metodologia usada é a qualitativa, pois foi por meio da observação que o professor pôde perceber o maior interesse nas aulas e a singularidade desta nova geração para com as Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC’s), a plataforma foi utilizada sempre no fechamento do conteúdo de tais temáticas, para que a ferramenta também fosse um meio de enfatizar que era necessário ter maior atenção durante as aulas, para que o resultado no jogo fosse proveitoso. Como resultados, tivemos o maior engajamento durante as aulas, uma maior preocupação em entender o conteúdo e a transformação do processo de ensino aprendizagem em algo mais lúdico e prazeroso, já que, a turma escolhida ainda possui uma faixa etária onde 100% é criança. Por fim, podemos considerar a importância de ferramentas como o Kahoot para o processo de ensino e ter a preocupação de sempre procurar novas ferramentas que podem ser utilizadas dentro de sala de aula, pois é verídico a transformação do ensino pós uso destas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID22294_TB7266_04102023231235.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOYCE CAROLINE DE SOUZA SOUTO"
    "autor_nome_curto" => "Joyce Souto"
    "autor_email" => "souzajoyce1703@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100158
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7266
    "inscrito_id" => 22294
    "titulo" => "AS TIC’S EM SALA DE AULA: A FERRAMENTA KAHOOT COMO PROPOSTA DE GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "O artigo é resultado da utilização da ferramenta Kahoot em uma turma de sexto ano do ensino fundamental de uma escola da rede privada do município de Campina Grande – PB. O Kahoot é um site onde se tem a possibilidade de criar jogos de perguntas e respostas ou verdadeiro e falso (no modo gratuito), em sala de aula o docente pode utilizá-lo como um meio de gamificar o ensino da Geografia, tornando mais lúdico e prazeroso o processo de ensino, enfatizando o uso dessa ciência para a leitura do espaço geográfico onde o aluno está inserido. O objetivo do artigo é apresentar como o Kahoot pode ser utilizado em sala de aula para apresentar os conteúdos das temáticas físico-naturais apresentados de forma singular no sexto ano do fundamental. A metodologia usada é a qualitativa, pois foi por meio da observação que o professor pôde perceber o maior interesse nas aulas e a singularidade desta nova geração para com as Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC’s), a plataforma foi utilizada sempre no fechamento do conteúdo de tais temáticas, para que a ferramenta também fosse um meio de enfatizar que era necessário ter maior atenção durante as aulas, para que o resultado no jogo fosse proveitoso. Como resultados, tivemos o maior engajamento durante as aulas, uma maior preocupação em entender o conteúdo e a transformação do processo de ensino aprendizagem em algo mais lúdico e prazeroso, já que, a turma escolhida ainda possui uma faixa etária onde 100% é criança. Por fim, podemos considerar a importância de ferramentas como o Kahoot para o processo de ensino e ter a preocupação de sempre procurar novas ferramentas que podem ser utilizadas dentro de sala de aula, pois é verídico a transformação do ensino pós uso destas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID22294_TB7266_04102023231235.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOYCE CAROLINE DE SOUZA SOUTO"
    "autor_nome_curto" => "Joyce Souto"
    "autor_email" => "souzajoyce1703@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O artigo é resultado da utilização da ferramenta Kahoot em uma turma de sexto ano do ensino fundamental de uma escola da rede privada do município de Campina Grande – PB. O Kahoot é um site onde se tem a possibilidade de criar jogos de perguntas e respostas ou verdadeiro e falso (no modo gratuito), em sala de aula o docente pode utilizá-lo como um meio de gamificar o ensino da Geografia, tornando mais lúdico e prazeroso o processo de ensino, enfatizando o uso dessa ciência para a leitura do espaço geográfico onde o aluno está inserido. O objetivo do artigo é apresentar como o Kahoot pode ser utilizado em sala de aula para apresentar os conteúdos das temáticas físico-naturais apresentados de forma singular no sexto ano do fundamental. A metodologia usada é a qualitativa, pois foi por meio da observação que o professor pôde perceber o maior interesse nas aulas e a singularidade desta nova geração para com as Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC’s), a plataforma foi utilizada sempre no fechamento do conteúdo de tais temáticas, para que a ferramenta também fosse um meio de enfatizar que era necessário ter maior atenção durante as aulas, para que o resultado no jogo fosse proveitoso. Como resultados, tivemos o maior engajamento durante as aulas, uma maior preocupação em entender o conteúdo e a transformação do processo de ensino aprendizagem em algo mais lúdico e prazeroso, já que, a turma escolhida ainda possui uma faixa etária onde 100% é criança. Por fim, podemos considerar a importância de ferramentas como o Kahoot para o processo de ensino e ter a preocupação de sempre procurar novas ferramentas que podem ser utilizadas dentro de sala de aula, pois é verídico a transformação do ensino pós uso destas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.