O presente estudo trata da formação permanente de professores no interior das Escolas a cargo da Coordenação Pedagógica e aqui discutida numa perspectiva colaborativa. Autores como Day (2001), Freire (1970), Imbernón (2010), dentre outros defendem o rompimento com o paradigma tradicional no ensino e que se abandonem rotinas e formas de trabalho que se foram perpetuando ao longo do tempo, como, por exemplo, a predominância das aulas expositivas em que o professor é o detentor do saber e o aluno um mero receptor passivo. Defendem a mudança nas estruturas das escolas, criando-se nelas espaços/tempos permanentes de estudo ,de planejamento e de partilhas de experiências exitosas. Nesse sentido, o Programa de Formação Continuada para os docentes do Ensino Fundamental II de uma Escola de Aplicação paraense, ao buscar compreender as necessidades formativas dos professores constitui-se como uma possibilidade importante de discutir e reorientar a dinâmica do trabalho escolar ás possibilidades de um empreendimento educacional e pedagógico, privilegiando a ação coletiva e solidária a fim de contribuir para o processo de melhoria do ensino e da aprendizagem, na perspectiva da formação de cidadãos críticos e reflexivos. Pretende-se, nesta investigação, avaliar o referido Programa, a partir dos relatos dos professores em termos dos desafios e das possibilidades.