Trata-se de um recorte de uma pesquisa dentro do programa de Pós-Graduação stricto sensu em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares - PPGFPPI, da Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina com a temática Qualidade de vida no trabalho: o ambiente escolar e sua influência na saúde dos professores da rede municipal de Petrolina-PE. Este estudo exploratório, descritivo qualitativo nos revela que as organizações são constituídas por pessoas, seu principal ativo, nesse sentido, torna-se essencial discutir os conceitos e pressupostos teóricos acerca da Gestão de Pessoas, considerando que os estudos sobre este tipo de gestão vêm avançando e promovendo potenciais alocados em áreas chaves para o bom andamento e alcance de objetivos das organizações públicas. Assim, este estudo enquanto objeto que compôs a pesquisa, buscará trazer reflexões acerca de algumas estratégias e procedimentos construídos em suas motivações e satisfações mediante o trabalho desenvolvido por meio das falas dos 19 (dezenove) participantes, entrevistas semiestruturadas com a participação dos docentes e da equipe gestora, de modo que a organização educacional possa buscar sempre a qualidade de vida e bem-estar desses professores. As falas dos participantes se deu por meio de ouvidas que foram transcritas e a análise de dados foi realizada por meio de uma análise textual discursiva. Dessa maneira, a qualidade de vida e bem-estar no ambiente organizacional pode ser ofertada por meio de ações, proporcionando o benefício a todos, pois, de maneira indireta, os alunos e demais profissionais também estarão envolvidos no novo clima organizacional que contagiará o ambiente. O fato da equipe gestora já pensar em sua equipe docente e construir espaços de diálogos dentro das escolas, trocas, momentos acolhedores já é uma ação que eleva o sentimento de pertencimento ao quadro de funcionários da organização.