Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta para trabalhar com as Literaturas Africanas nas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir da leitura do conto “O dia em que explodiu Mabata-bata”, de Mia Couto. Assim, toma-se como norte de análise o estudo da personagem Azarias e o subjugamento ao qual é submetido na narrativa. Para contribuir na formação de leitores críticos do texto literário, utilizou-se o Método Recepcional, de Aguiar; Bordini (1993). A proposta nasceu a partir da problemática em refletir como as Literaturas Africanas são discorridas nas aulas de Língua Portuguesa das turmas da EJA. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e a pesquisa documental a partir da análise da Proposta Curricular do Ensino Médio da Rede Estadual da Paraíba (2021). Utilizou-se como aporte teórico, as reflexões sobre os estudos de cultura desenvolvidas pelo teórico Raymond Williams discorridos por Cevasco (2001), a importância do letramento literário na perspectiva de Cosson (2009), o estudo da personagem segundo Brait (1985) e a aplicação do método recepcional nas palavras de Anzolin (2018). Como principais resultados, buscou-se ampliar o repertório e o contato dos educandos das turmas da EJA com as literaturas africanas a partir do estudo do gênero conto e os estudos de cultura a fim de descortinar e desnudar as relações sociais e disputas de poder que subjaz ao texto literário.