A formação do professor para atuar com os recursos digitais e práticas inovadoras são fundamentais, pois a sociedade moderna impõe mudanças significativas em todas as esferas da educação e, nesse sentido, as inovações tecnológicas exigem do profissional docente constante aperfeiçoamento, principalmente, na utilização dos recursos tecnológicos aplicados ao ensino. Neste sentido, o presente artigo trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo analítico e tem como objetivo descrever as atividades desenvolvidas e os conhecimentos internalizados por meio do Curso Formação Continuada em Competência Digitais docente, realizado durante o período da pandemia de COVID-19. O referido Curso foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação – Tibau do Sul/RN, efetivado por meio de plataformas virtuais (Google sala de aula e Meet). Este trabalho tomou-se como referencial teórico, as discussões de KENSKI (2003), PERRENOUD (2000), TARDIF (2008) IMBERNÓN (2011). Para tanto, usou-se como metodologia, questionário Google formulários, pesquisas as legislações em vigor, coletas de dados, como também trabalhos teóricos sobre a temática abordada. Os resultados evidenciaram que os cursos por meio do ensino remoto de maneira síncrona proporcionam praticidade para o estudante, pois pode organizar os seus horários de estudo adequando-os à sua rotina; uma formação adequada é importante, pois capacita o profissional para dominar e conduzir determinadas situações com mais segurança e eficácia no âmbito escolar; o professor necessita conhecer os recursos tecnológicos disponíveis na escola e principalmente usá-los na prática cotidiana, como também as ferramentas digitais aprimoram e potencializam a interação entre os envolvidos nos processos de ensino aprendizagem. Portanto, a construção do conhecimento vai depender das experiências vivenciadas, das diferentes ideias, a partir dos textos lidos, das relações e das interações com as informações obtidas por meio dos recursos digitais e suas consequentes reflexões, pois são elementos essenciais junto aos processos de aperfeiçoamento profissional do docente desse campo de conhecimento.