Objetivamos apresentar o resultado parcial do processo de levantamento bibliográfico para construção do estado da arte que é realizado durante e após o envio da proposta do projeto de pesquisa, vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) Campus Olinda. A metodologia utilizada é a revisão de literatura com base no questionamento sobre ações inclusivas de assistência estudantil para pessoas idosas. O levantamento bibliográfico foi realizado nos anos de 2021, 2022 e 2023. As bases de dados consultadas foram: Google Acadêmico; CafeCapes; PeríodicoCapes; Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); Revista Longeviver; Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). O resultado desta revisão apontou, no primeiro momento, que não haviam trabalhos acadêmicos escritos sobre assistência estudantil no âmbito dos institutos federais que inclua a pessoa idosa como protagonista nos títulos destes trabalhos; em um segundo momento observamos que o debate sobre a presença de pessoas idosas na educação vem despertando pesquisas em torno dos direitos desta população à educação e em torno dos desafios em atender suas necessidades singulares.