O Processo de Inclusão de Deficientes Visuais no COLUN: a prática do professor. Objetiva-se compreender como o processo de inclusão de deficientes visuais está ocorrendo no COLUN. Pretende-se identificar junto com os professores (as) de que maneira a inclusão de deficientes visuais vem sendo desenvolvida em sua prática. Realizou-se abordagem qualitativa fundamentada em questionamentos para a compreensão da realidade escolar do Colégio Universitário e em farta bibliografia sobre o assunto. A pesquisa realizou–se em uma instituição de natureza pública. Aplicou-se questionário com o gestor e realizou-se entrevistas com 3 professores (as) que trabalham no ensino médio em sala regular, professor do NAPPNE (Transcritor Braille) e aluno com deficiência visual. Utilizou-se entrevista semiestruturada dando possibilidade ao entrevistado de discorrer sobre o tema proposto. Evidenciou-se que o COLUN, possuí um Núcleo de Apoio Especializado para auxiliar os alunos deficientes visuais com a discponibilização de materiais necessários para o desenvolvimento da sua aprendizagem e professores especializados para fazer o atendimento individualizado com base nas necessidades educativas de cada aluno com deficiência visual. Concluí-se que apesar do COLUN trabalhar com práticas inclusivas muitos professores se sentem despreparados para desenvolver suas atividades com o aluno deficiente visual por conta de ter uma insegurança quanto a metodologia adequada utilizada em sala de aula decorrendo da necessidade de formação adequada para auxiliá-los na suas prática. Constatou-se que a falta de conhecimento do professor acerca da melhor maneira para se trabalhar com o deficiente visual é o que compromete a sua prática docente, por isso a importância da escola em promover formações que abordem essa temática.