As dificuldades interpessoais no ambiente escolar interferem, diretamente, nas relações de trabalho e, consequentemente, interferem no bom desenvolvimento das ações dos profissionais da educação. Por isso, a importância de perceber que cada sujeito possui uma linguagem singular e a partir desse entendimento, ser facilitador do seu próprio discurso e, assim, torná-lo coerente, objetivo e possuidor de verdades, com imparcialidade. Ainda, é necessária uma reflexão crítica quanto à ação comportamental no ambiente de trabalho, que é um ambiente coletivo, e sendo assim, reconhecer o outro e dialogar com ele, facilitará o entendimento dos discursos proferidos e, dessa maneira, contribuir para que o ambiente no espaço escolar seja satisfatório. Vale enfatizar, que o contexto histórico e sociocultural está totalmente intrínseco no cognitivo de cada sujeito e esse contexto o torna detentor de uma linguagem singular. Nesse âmbito, vale ressaltar que o sujeito tem uma base emocional que, também, influencia na ação comportamental, positivamente e/ou negativamente. Sendo assim, é possível uma organização comportamental, por meio de uma ação reflexiva, sem perder a autenticidade, que estabeleça um bom relacionamento interpessoal e como consequência o desdobramento de um trabalho promissor no ambiente escolar. O trabalho foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica associada à convivência no espaço escolar.