A lecionação de Biologia de forma lúdica tem sido um desafio para os professores de Ciências da Natureza. Nesse contexto, torna-se essencial a incorporação de novas tecnologias em sala de aula, a fim de facilitar os métodos de ensino. Os animes destacam-se como recursos audiovisuais com potencial pedagógico, abordando uma ampla variedade de temas em suas obras. Um exemplo notável é o anime "Hataraku Saibou" (Cells at Work!), que discute o câncer em um de seus episódios, apresentando conceitos biológicos relevantes, como imunologia, citologia e saúde. Este estudo tem como objetivo analisar a utilização do anime "Hataraku Saibou" como ferramenta didática no ensino do câncer. A análise baseia-se em uma revisão teórica que aborda artigos científicos que discutem o uso de mídias digitais e animes em sala de aula. Os resultados indicam que esse método de ensino é eficaz e auxilia os alunos na compreensão do câncer. Conclui-se que essa abordagem inovadora pode contribuir para o estímulo do aprendizado dos alunos, por meio de uma metodologia motivadora, e fornecer aos professores sugestões de práticas pedagógicas atualizadas. A integração de recursos audiovisuais, como animes, no ensino de Biologia proporciona uma experiência de aprendizado mais dinâmica e envolvente, permitindo que os alunos assimilem conceitos complexos de forma mais acessível. Essa abordagem pedagógica criativa abre caminho para um ensino mais efetivo e estimulante, promovendo uma compreensão mais aprofundada dos temas biológicos, como o câncer, e preparando os alunos para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.