Este resumo acadêmico apresenta uma pesquisa intitulada "Cartas Pedagógicas: Escrevendo Caminhos para uma Educação Transformadora", realizada com estagiários do curso de Pedagogia de uma instituição de ensino superior em uma cidade do interior do Rio de Janeiro. O objetivo da pesquisa foi demonstrar as potencialidades das cartas pedagógicas na formação de professores. A pesquisa foi conduzida por meio de um curso de extensão no qual os participantes se envolveram em uma troca contínua de cartas pedagógicas. Essas cartas foram utilizadas como um meio de expressão e reflexão sobre a prática pedagógica, permitindo aos estagiários compartilhar experiências, desafios e ideias inovadoras. A abordagem qualitativa foi adotada, e os dados foram coletados por meio das narrativas das cartas pedagógicas produzidas pelos participantes. Os dados foram analisados em relação ao conteúdo, estrutura e impacto na formação dos estagiários. Os resultados da pesquisa revelaram as potencialidades das cartas pedagógicas na formação de professores. Os estagiários relataram que a prática de escrever e trocar cartas pedagógicas os ajudou a refletir sobre sua prática docente, a identificar desafios e a buscar soluções inovadoras. Além disso, a troca de cartas estabeleceu uma conexão significativa entre os participantes, criando um ambiente de aprendizagem colaborativo e enriquecedor. Essa pesquisa contribui para a compreensão do valor das cartas pedagógicas na formação de professores. A utilização dessa abordagem pode ser considerada por instituições de ensino superior como um recurso eficaz para promover uma formação mais reflexiva, crítica e comprometida com uma educação transformadora.