O estudo da motivação dos estudantes e suas relações com o ensino-aprendizagem se tornou uma temática que vem sendo desenvolvida nos últimos anos através de diferentes estratégias e referenciais teóricos. No Ensino de Química, a pesquisa sobre motivação vem sendo desenvolvida a partir de diferentes instrumentos como oficinas pedagógicas, utilização de tecnologias da informação, atividades lúdicas, atividades experimentais, entre outros. O objetivo deste trabalho está relacionado com a realização de um levantamento bibliográfico no período dos últimos cinco anos sobre a temática da motivação no Ensino de Química e os principais instrumentos e estratégias utilizadas para este fim. Este estudo assumiu a metodologia quantitativa para coleta e análise de dados e utilizou o Portal de Periódicos CAPES como banco de dados de pesquisa. Os pesquisadores classificaram e selecionaram inicialmente os trabalhos que continham os termos “Motivação” e “Ensino de Química” em seu título e resumos. A segunda classificação foi realizada a partir dos trabalhos selecionados que estavam diretamente relacionados à pesquisa da motivação no processo de ensino-aprendizagem e que traziam a conceituação e definição da temática, os principais referenciais teóricos utilizados e estratégias que colaborem para o desenvolvimento desta motivação nos estudantes. A partir dos resultados da primeira e segunda análise, foram realizadas a sistematização das principais ações, estratégias e instrumentos desenvolvidos no Ensino de Química que promovam a motivação em sala de aula.