Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A TEMÁTICA DA “MOTIVAÇÃO” NO ENSINO DE QUÍMICA: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99352
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6190
    "inscrito_id" => 21082
    "titulo" => "A TEMÁTICA DA “MOTIVAÇÃO” NO ENSINO DE QUÍMICA: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO"
    "resumo" => "O estudo da motivação dos estudantes e suas relações com o ensino-aprendizagem se tornou uma temática que vem sendo desenvolvida nos últimos anos através de diferentes estratégias e referenciais teóricos. No Ensino de Química, a pesquisa sobre motivação vem sendo desenvolvida a partir de diferentes instrumentos como oficinas pedagógicas, utilização de tecnologias da informação, atividades lúdicas, atividades experimentais, entre outros. O objetivo deste trabalho está relacionado com a realização de um levantamento bibliográfico no período dos últimos cinco anos sobre a temática da motivação no Ensino de Química e os principais instrumentos e estratégias utilizadas para este fim. Este estudo assumiu a metodologia quantitativa para coleta e análise de dados e utilizou o Portal de Periódicos CAPES como banco de dados de pesquisa. Os pesquisadores classificaram e selecionaram inicialmente os trabalhos que continham os termos “Motivação” e “Ensino de Química” em seu título e resumos. A segunda classificação foi realizada a partir dos trabalhos selecionados que estavam diretamente relacionados à pesquisa da motivação no processo de ensino-aprendizagem e que traziam a conceituação e definição da temática, os principais referenciais teóricos utilizados e estratégias que colaborem para o desenvolvimento desta motivação nos estudantes. A partir dos resultados da primeira e segunda análise, foram realizadas a sistematização das principais ações, estratégias e instrumentos desenvolvidos no Ensino de Química que promovam a motivação em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID21082_TB6190_10122023185908.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TEREZA INÊS RODRIGUES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "TEREZA"
    "autor_email" => "tereza.souza@ufabc.edu.br"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99352
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6190
    "inscrito_id" => 21082
    "titulo" => "A TEMÁTICA DA “MOTIVAÇÃO” NO ENSINO DE QUÍMICA: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO"
    "resumo" => "O estudo da motivação dos estudantes e suas relações com o ensino-aprendizagem se tornou uma temática que vem sendo desenvolvida nos últimos anos através de diferentes estratégias e referenciais teóricos. No Ensino de Química, a pesquisa sobre motivação vem sendo desenvolvida a partir de diferentes instrumentos como oficinas pedagógicas, utilização de tecnologias da informação, atividades lúdicas, atividades experimentais, entre outros. O objetivo deste trabalho está relacionado com a realização de um levantamento bibliográfico no período dos últimos cinco anos sobre a temática da motivação no Ensino de Química e os principais instrumentos e estratégias utilizadas para este fim. Este estudo assumiu a metodologia quantitativa para coleta e análise de dados e utilizou o Portal de Periódicos CAPES como banco de dados de pesquisa. Os pesquisadores classificaram e selecionaram inicialmente os trabalhos que continham os termos “Motivação” e “Ensino de Química” em seu título e resumos. A segunda classificação foi realizada a partir dos trabalhos selecionados que estavam diretamente relacionados à pesquisa da motivação no processo de ensino-aprendizagem e que traziam a conceituação e definição da temática, os principais referenciais teóricos utilizados e estratégias que colaborem para o desenvolvimento desta motivação nos estudantes. A partir dos resultados da primeira e segunda análise, foram realizadas a sistematização das principais ações, estratégias e instrumentos desenvolvidos no Ensino de Química que promovam a motivação em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID21082_TB6190_10122023185908.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TEREZA INÊS RODRIGUES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "TEREZA"
    "autor_email" => "tereza.souza@ufabc.edu.br"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O estudo da motivação dos estudantes e suas relações com o ensino-aprendizagem se tornou uma temática que vem sendo desenvolvida nos últimos anos através de diferentes estratégias e referenciais teóricos. No Ensino de Química, a pesquisa sobre motivação vem sendo desenvolvida a partir de diferentes instrumentos como oficinas pedagógicas, utilização de tecnologias da informação, atividades lúdicas, atividades experimentais, entre outros. O objetivo deste trabalho está relacionado com a realização de um levantamento bibliográfico no período dos últimos cinco anos sobre a temática da motivação no Ensino de Química e os principais instrumentos e estratégias utilizadas para este fim. Este estudo assumiu a metodologia quantitativa para coleta e análise de dados e utilizou o Portal de Periódicos CAPES como banco de dados de pesquisa. Os pesquisadores classificaram e selecionaram inicialmente os trabalhos que continham os termos “Motivação” e “Ensino de Química” em seu título e resumos. A segunda classificação foi realizada a partir dos trabalhos selecionados que estavam diretamente relacionados à pesquisa da motivação no processo de ensino-aprendizagem e que traziam a conceituação e definição da temática, os principais referenciais teóricos utilizados e estratégias que colaborem para o desenvolvimento desta motivação nos estudantes. A partir dos resultados da primeira e segunda análise, foram realizadas a sistematização das principais ações, estratégias e instrumentos desenvolvidos no Ensino de Química que promovam a motivação em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.