O PAPEL DA LINGUAGEM NA APRENDIZAGEM EFICAZ DA MATEMÁTICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99595 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6511 "inscrito_id" => 10445 "titulo" => "O PAPEL DA LINGUAGEM NA APRENDIZAGEM EFICAZ DA MATEMÁTICA" "resumo" => "O presente trabalho visa apresentar a importância de ensinar o vocabulário matemático de forma adequada, a qual influência na compreensão dos conceitos matemáticos, e consequentemente auxilia na assimilação e na resolução de problemas. Isso contribui para o desenvolvimento das habilidades de raciocínio lógico, do pensamento crítico, pois, os termos passam a ser empregados da forma correta. A pesquisa se desenvolveu com a análise bibliográfica de trabalhos acerca do tema, tendo como embasamento teórico, autores como Gerard Vergnaud, David Ausubel, bem como as teorias da aprendizagem. Este artigo tem como objetivo compreender o uso adequado da linguagem e do vocabulário matemático que podem influenciar na compreensão e assimilação dos conceitos matemáticos, bem como, investigar a abordagem matemática nas escolas de ensino básico, identificando métodos que auxiliem em uma aprendizagem eficaz. O presente estudo utiliza a técnica de análise de conteúdo em pesquisas qualitativas, sob a teoria desenvolvida por Bardin. Quando os alunos aprendem o significado dos termos matemáticos, eles entendem melhor as ideias que estão sendo apresentadas. Na resolução de problemas, compreender os termos proporciona aos alunos o domínio das informações que lhes são fornecidas, isso permite a identificação do raciocínio correto para utilização de determinada situação. Esse trabalho visa compartilhar os resultados encontrados com professores de matemática da educação básica, e contribuir para um melhor desenvolvimento das aulas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10445_TB6511_10122023212008.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUELY NOGUEIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "SUELY" "autor_email" => "suhmath2000@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99595 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6511 "inscrito_id" => 10445 "titulo" => "O PAPEL DA LINGUAGEM NA APRENDIZAGEM EFICAZ DA MATEMÁTICA" "resumo" => "O presente trabalho visa apresentar a importância de ensinar o vocabulário matemático de forma adequada, a qual influência na compreensão dos conceitos matemáticos, e consequentemente auxilia na assimilação e na resolução de problemas. Isso contribui para o desenvolvimento das habilidades de raciocínio lógico, do pensamento crítico, pois, os termos passam a ser empregados da forma correta. A pesquisa se desenvolveu com a análise bibliográfica de trabalhos acerca do tema, tendo como embasamento teórico, autores como Gerard Vergnaud, David Ausubel, bem como as teorias da aprendizagem. Este artigo tem como objetivo compreender o uso adequado da linguagem e do vocabulário matemático que podem influenciar na compreensão e assimilação dos conceitos matemáticos, bem como, investigar a abordagem matemática nas escolas de ensino básico, identificando métodos que auxiliem em uma aprendizagem eficaz. O presente estudo utiliza a técnica de análise de conteúdo em pesquisas qualitativas, sob a teoria desenvolvida por Bardin. Quando os alunos aprendem o significado dos termos matemáticos, eles entendem melhor as ideias que estão sendo apresentadas. Na resolução de problemas, compreender os termos proporciona aos alunos o domínio das informações que lhes são fornecidas, isso permite a identificação do raciocínio correto para utilização de determinada situação. Esse trabalho visa compartilhar os resultados encontrados com professores de matemática da educação básica, e contribuir para um melhor desenvolvimento das aulas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10445_TB6511_10122023212008.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUELY NOGUEIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "SUELY" "autor_email" => "suhmath2000@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }