Esse trabalho tem por objetivo apresentar uma experiência de formação de professores que se deu em parceira, inicialmente, com três Centros Municipais de Educação Infantil da zona Oeste da cidade de Natal/RN, que teve início em julho de 2022. Essa proposta de formação aconteceu mediante a duas problemáticas comuns entre os três CMEIs: ausência de formação na área de temas de pesquisa na Educação Infantil e a rotatividade de professores nas instituições (a maioria era de vínculo contratual de dois anos). Assim, elaboramos em conjunto uma formação em que os professores desses CMEIs pudessem apreciar vivências, estudo teórico e oficinas sobre o tema Projetos de Pesquisa. Adotamos como aporte teórico e metodológico a Pedagogia de Projetos, fundamentada no livro “Projetos Pedagógicos na Educação Infantil” (2008) de Maria Carmem Silveira Barbosa e Maria da Graça Souza Horn, cuja proposta defende que as crianças são ativas e capazes de participar da escolha e do processo de construção do estudo, já que toda pesquisa parte da motivação e interesse delas em um ambiente em que o professor torna-se coparticipe do processo, conduzindo-o de forma significativa e interessante. Ao final dessa primeira formação, percebemos um maior entendimento e engajamento dos professores nos trabalhos com Projetos de Pesquisa, além do fortalecimento dos vínculos ente os CMEIs (gestores, coordenadores e professores), da troca de saberes e interações. Diante do sucesso da primeira formação compartilhada, em 2023 ampliamos essa formação para cinco CMEIs, com maior quantidade de dias, e diversidade de temas abordados. Entendemos que esse tipo de trabalho em conjunto faz parte das inúmeras estratégias que nós, enquanto gestores da educação, precisamos empunhar para que o trabalho seja feito da melhor maneira possível, que os professores se sintam motivados e valorizados, e que as crianças tenham oportunidade de vivenciar experiências positivas de aprendizagem.