O artigo objetiva discutir a história dos Grupos Escolares no estado da Paraíba, durante a primeira metade do século XX, em face ao processo de modernização e urbanização da escola e da sociedade paraibanas, a partir de um mapeamento de trabalhos acadêmicos publicados. O interesse nessa discussão se associa ao desenvolvimento da pesquisa histórica intitulada “Métodos e processo de ensino na escolarização da(s) infância(s) paraibana(s): diálogos com a Escola Nova e a história dos Grupos Escolares” (PIBIC/UFCG 2021-2022). A investigação justifica-se, nesse sentido, pela necessidade em reunir dados a respeito da história dos Grupos Escolares, levando em consideração a relevância dessa temática à História da Educação no Brasil, e, especificamente, à educação no estado da Paraíba. Como procedimento metodológico, destaca-se a realização de uma pesquisa de mapeamento de trabalhos acadêmicos, buscando analisar os dados de forma qualitativa e quantitativa. O mapeamento dos dados foi realizado na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no Google Acadêmico e no SciELO Brasil, sendo os documentos analisados com base em categorias, tais como: Universidade/Cidade/Estado/Ano, Títulos/Autores e o Programa de Pós-Graduação, com destaque de maior quantitativo. Os resultados obtidos foram os seguintes: a Universidade com um maior quantitativo de trabalhos produzidos foi a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com 3 (três) dissertações defendidas; a região foi a Nordeste; os anos em que se desenvolveram mais produções foram os de 2014, 2015 e 2019, com 2 (dois) trabalhos cada; os autores que mais produziram trabalhos acerca de Grupos Escolares dizem respeito a pesquisadoras mulheres, com um total de 10 (dez); E o Programa de Pós-Graduação que mais reuniu investigações em torno desse objeto de estudo foi o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba, com 2 (duas) dissertações.