O presente artigo visa trazer à tona reflexões acerca da importância e relevância que é alfabetizar e letrar dentro da sala de aula logo nas séries iniciais, assim, foi construída essa pesquisa que baseou-se na temática citada como proposta de aprendizagem para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Sabendo que através desse conteúdo podemos desenvolver atividades lúdicas e interativas e instigar os alunos a sua imaginação e autonomia, desenvolvendo sua prática de leitura e alfabetização e consequentemente tornando a criança mais segura em interagir e socializar, tendo mais chances de criar novos horizontes, tornando-o um sujeito seguro, determinado e capaz de enfrentar desafios. Os objetivos centrais deste trabalho são, promover uma reflexão sobre a importância da alfabetização e letramento no ensino infantil, desenvolver na criança, de forma lúdica e interativa curiosidades e habilidades de escrita, proporcionar a criança conhecimento e aprendizagem e trabalhar a leitura e a escrita na educação infantil e também ensino fundamental, estimulando assim o desenvolvimento infantil. Essa forma de educar traz enormes resultados para a criança no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada para trazer embasamento para esta pesquisa bibliográfica foi a leitura de livros, artigos e sites na tentativa de trazer uma fundamentação teórica para tratar de forma clara e consciente sobre o tema e essa importante etapa de processo de ensino no desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. Portanto, nesta pesquisa, destacou-se também o relevante papel desenvolvido pelo professor frente as dificuldades enfrentadas neste importante processo.