A formação continuada de professores é um direito previsto em diversos documentos oficiais, além de configurar-se como um espaço dinâmico importante ao fazer docente. Nesse bojo, a partir de 2020 o município do Ipojuca, localizado no estado de Pernambuco, iniciou um arcabouço de ações com vistas à construção e implementação de sua política de formação continuada. Desde então as possibilidades de participação docente na construção da política de formação continuada e na decisão das ações formativas caracterizam-se como diferencial democrático, justo e motivador no contexto das políticas públicas educacionais, objetivando a garantia do direito docente e o cumprimento do dever do Estado. Sobre isso, este trabalho busca evidenciar as ferramentas desenvolvidas para a participação docente na construção e rumos dos processos formativos do município. Como exemplos desse mecanismo estão a contribuição dos atores educacionais no texto da política de formação, a abertura dos canais de participação na indicação de pautas formativas (em rede e em serviço), a possibilidade direta de participação docente como formador em rede e as reuniões de acompanhamento com os formadores/analistas educacionais. Na prática, a tecnologia utilizada tem garantido o gerenciamento democrático da formação continuada do município, como comprovam as evidências de participação analisadas a cada mês. Assim, o modelo de construção e aplicação da política e dos momentos de formação continuada do município do Ipojuca parece constituir proximidade ao fazer docente, garantindo-lhe o direito de participar ativamente na construção dos processos, além de fomentar o sentimento de pertencimento sobre as decisões das políticas públicas educacionais do município.