CIÊNCIA FORA DA CAIXA: UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM-SERVIÇO E COMPROMISSO SOCIAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97259 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3462 "inscrito_id" => 11926 "titulo" => "CIÊNCIA FORA DA CAIXA: UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM-SERVIÇO E COMPROMISSO SOCIAL" "resumo" => "A aprendizagem baseada na experiência surgiu a partir do movimento chamado de Escola Nova, que defendia uma metodologia de ensino centrada no desenvolvimento da autonomia do aprendiz, valorizando práticas com alto potencial pedagógico e sua relação com o mundo real, propondo, assim, um modelo educacional que desenvolvesse o ser humano em suas muitas dimensões e potencialidades. Nessa perspectiva, a Aprendizagem-serviço constitui-se como uma metodologia pautada na pedagogia da experiência, que promove atividades estudantis solidárias para atender as necessidades de uma comunidade, melhorar a qualidade do aprendizado acadêmico e a formação pessoal em valores. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo discutir as potencialidades e os desafios do uso da metodologia Aprendizagem-serviço, aplicada em uma unidade curricular complementar do ensino médio, que consiste em desenvolver laboratórios portáteis, que são entregues em caixas personalizadas, para escolas e educadores que não dispõem de espaço ou aporte financeiro para a experimentação científica. A unidade curricular, denominada Ciência Fora da Caixa, tem os alunos do ensino médio como protagonistas na criação e roteirização dos temas e atividades experimentais. Durante o encontro, os estudantes trabalham de forma cooperativa, pesquisando a relação entre o conhecimento científico e o cotidiano, criando experimentos versáteis, de baixo custo e acessíveis, produzindo o site do projeto e conteúdo para as redes sociais. Considerando a dupla intencionalidade da metodologia (a pedagógica e do serviço solidário), os resultados são analisados de acordo com o aprimoramento de competências, o aumento da aprendizagem acadêmica e a qualidade do serviço prestado, tal como o atendimento médio anual de 80 escolas e 4000 estudantes, por todo o Brasil. Assim, a metodologia tem se mostrado uma importante estratégia para fomentar a educação científica, a empatia, a colaboração, a cidadania, a criatividade e o compromisso social com outros estudantes e professores, pertencentes a diferentes contextos escolares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID11926_TB3462_24052023162145.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA RÊNES DE ALENCAR MACHADO FONTENELLE" "autor_nome_curto" => "CARLA" "autor_email" => "carla.alencarmachado@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97259 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3462 "inscrito_id" => 11926 "titulo" => "CIÊNCIA FORA DA CAIXA: UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM-SERVIÇO E COMPROMISSO SOCIAL" "resumo" => "A aprendizagem baseada na experiência surgiu a partir do movimento chamado de Escola Nova, que defendia uma metodologia de ensino centrada no desenvolvimento da autonomia do aprendiz, valorizando práticas com alto potencial pedagógico e sua relação com o mundo real, propondo, assim, um modelo educacional que desenvolvesse o ser humano em suas muitas dimensões e potencialidades. Nessa perspectiva, a Aprendizagem-serviço constitui-se como uma metodologia pautada na pedagogia da experiência, que promove atividades estudantis solidárias para atender as necessidades de uma comunidade, melhorar a qualidade do aprendizado acadêmico e a formação pessoal em valores. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo discutir as potencialidades e os desafios do uso da metodologia Aprendizagem-serviço, aplicada em uma unidade curricular complementar do ensino médio, que consiste em desenvolver laboratórios portáteis, que são entregues em caixas personalizadas, para escolas e educadores que não dispõem de espaço ou aporte financeiro para a experimentação científica. A unidade curricular, denominada Ciência Fora da Caixa, tem os alunos do ensino médio como protagonistas na criação e roteirização dos temas e atividades experimentais. Durante o encontro, os estudantes trabalham de forma cooperativa, pesquisando a relação entre o conhecimento científico e o cotidiano, criando experimentos versáteis, de baixo custo e acessíveis, produzindo o site do projeto e conteúdo para as redes sociais. Considerando a dupla intencionalidade da metodologia (a pedagógica e do serviço solidário), os resultados são analisados de acordo com o aprimoramento de competências, o aumento da aprendizagem acadêmica e a qualidade do serviço prestado, tal como o atendimento médio anual de 80 escolas e 4000 estudantes, por todo o Brasil. Assim, a metodologia tem se mostrado uma importante estratégia para fomentar a educação científica, a empatia, a colaboração, a cidadania, a criatividade e o compromisso social com outros estudantes e professores, pertencentes a diferentes contextos escolares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID11926_TB3462_24052023162145.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA RÊNES DE ALENCAR MACHADO FONTENELLE" "autor_nome_curto" => "CARLA" "autor_email" => "carla.alencarmachado@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }