“RE”-PENSANDO O ENSINO DE BIOLOGIA NA VISÃO DOS EDUCANDOS
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9919 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 85 "inscrito_id" => 782 "titulo" => "“RE”-PENSANDO O ENSINO DE BIOLOGIA NA VISÃO DOS EDUCANDOS" "resumo" => "Este trabalho buscou demonstrar a necessidade de adotar novos paradigmas e novas práticas para o ensino de biologia no âmbito do ensino médio, assim como, a importância do uso das novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. O caminho metodológico constituiu-se através de uma pesquisa de cunho qualitativo, delineando-se por um estudo descritivo e explicativo, uma vez que se buscou averiguar o ensino e aprendizagem de Biologia nas escolas públicas do município de São Leopoldo no Estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, escolheu-se o campo amostral de vinte e cinco alunos do ensino médio. A coleta de dados se deu através da aplicação de questionário semiestruturado aos alunos da disciplina de biologia no ensino médio. Os resultados obtidos, entre outros foram a permanência da abordagem tradicional e tecnicista no desenvolvimento das aulas, a inadequação dos alunos a estas abordagens, uma vez que estas tratam-se apenas de reprodução do conhecimento. Percebe-se também que atualmente o ensino de biologia não está contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento intelectual do educando, pois ainda permanece na visão dos discentes que o ensino médio ainda tem a função de preparação básica para o trabalho. Demonstra também a importância de que os conteúdos ensinados façam relação significativa com o cotidiano do educando Diante disto propou-se a inserção dos paradigmas inovadores propostos por Behrens (2011) no Ensino de Biologia para que este possa vir a contribuir de forma mais significativa para a vida do educando no que tange ao desenvolvimento intelectual e social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS" "palavra_chave" => "AMPRENDIZAGEM, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_17_10_2014_19_56_04_idinscrito_782_2a7dcea7890c049ee894eefcae0a3361.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉFERSON POHLMANN" "autor_nome_curto" => "JÉFERSON POHLMAN" "autor_email" => "jepohlmann@gmail.com" "autor_ies" => "UNISINOS - UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9919 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 85 "inscrito_id" => 782 "titulo" => "“RE”-PENSANDO O ENSINO DE BIOLOGIA NA VISÃO DOS EDUCANDOS" "resumo" => "Este trabalho buscou demonstrar a necessidade de adotar novos paradigmas e novas práticas para o ensino de biologia no âmbito do ensino médio, assim como, a importância do uso das novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. O caminho metodológico constituiu-se através de uma pesquisa de cunho qualitativo, delineando-se por um estudo descritivo e explicativo, uma vez que se buscou averiguar o ensino e aprendizagem de Biologia nas escolas públicas do município de São Leopoldo no Estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, escolheu-se o campo amostral de vinte e cinco alunos do ensino médio. A coleta de dados se deu através da aplicação de questionário semiestruturado aos alunos da disciplina de biologia no ensino médio. Os resultados obtidos, entre outros foram a permanência da abordagem tradicional e tecnicista no desenvolvimento das aulas, a inadequação dos alunos a estas abordagens, uma vez que estas tratam-se apenas de reprodução do conhecimento. Percebe-se também que atualmente o ensino de biologia não está contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento intelectual do educando, pois ainda permanece na visão dos discentes que o ensino médio ainda tem a função de preparação básica para o trabalho. Demonstra também a importância de que os conteúdos ensinados façam relação significativa com o cotidiano do educando Diante disto propou-se a inserção dos paradigmas inovadores propostos por Behrens (2011) no Ensino de Biologia para que este possa vir a contribuir de forma mais significativa para a vida do educando no que tange ao desenvolvimento intelectual e social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS" "palavra_chave" => "AMPRENDIZAGEM, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_17_10_2014_19_56_04_idinscrito_782_2a7dcea7890c049ee894eefcae0a3361.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉFERSON POHLMANN" "autor_nome_curto" => "JÉFERSON POHLMAN" "autor_email" => "jepohlmann@gmail.com" "autor_ies" => "UNISINOS - UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }