Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

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“RE”-PENSANDO O ENSINO DE BIOLOGIA NA VISÃO DOS EDUCANDOS

Palavra-chaves: AMPRENDIZAGEM, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS Publicado em 22 de novembro de 2014

Resumo

Este trabalho buscou demonstrar a necessidade de adotar novos paradigmas e novas práticas para o ensino de biologia no âmbito do ensino médio, assim como, a importância do uso das novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. O caminho metodológico constituiu-se através de uma pesquisa de cunho qualitativo, delineando-se por um estudo descritivo e explicativo, uma vez que se buscou averiguar o ensino e aprendizagem de Biologia nas escolas públicas do município de São Leopoldo no Estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, escolheu-se o campo amostral de vinte e cinco alunos do ensino médio. A coleta de dados se deu através da aplicação de questionário semiestruturado aos alunos da disciplina de biologia no ensino médio. Os resultados obtidos, entre outros foram a permanência da abordagem tradicional e tecnicista no desenvolvimento das aulas, a inadequação dos alunos a estas abordagens, uma vez que estas tratam-se apenas de reprodução do conhecimento. Percebe-se também que atualmente o ensino de biologia não está contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento intelectual do educando, pois ainda permanece na visão dos discentes que o ensino médio ainda tem a função de preparação básica para o trabalho. Demonstra também a importância de que os conteúdos ensinados façam relação significativa com o cotidiano do educando Diante disto propou-se a inserção dos paradigmas inovadores propostos por Behrens (2011) no Ensino de Biologia para que este possa vir a contribuir de forma mais significativa para a vida do educando no que tange ao desenvolvimento intelectual e social.

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