Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE DE LICENCIANDOS EM MÚSICA NA CIDADE DE NATAL/RN

Palavra-chaves: PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA, EDUCAÇÃO MUSICAL Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS Publicado em 22 de novembro de 2014

Resumo

Este estudo traz alguns apontamentos e reflexões sobre o ensino de música no Programa Mais Educação na cidade de Natal/RN, por considerá-lo um espaço que possibilita a prática docente de licenciandos em música. A coleta de dados foi realizada através de entrevista semiestruturada, contando com a participação de dez monitores atuantes no programa Mais Educação nas escolas públicas da cidade de Natal/RN. Os relatos mostram uma diversidade de concepções dos licenciandos com relação a própria formação e atuação profissional nesses espaços de ensino e traz algumas reflexões sobre suas trajetórias de vida na construção da identidade profissional docente. Observa-se uma ampla diversidade de ensino de música através das oficinas oferecidas nas escolas, assim como as estratégias de ensino desses monitores durante a prática profissional. Conclui-se que é de extrema importância fortalecer a formação inicial e ou continuada para se trabalhar com música na escola e em seus diversos contextos, seja em projetos ou em ambientes formais e não formais de ensino, além de considerar o Programa Mais Educação como mais um espaço para a prática de ensino dos futuros professores de música.

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