Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O ENSINO DE PRONÚNCIA À LUZ DO GÊNERO TEXTUAL “CARTOON”: A PRODUÇÃO DA INTERDENTAL SURDA /θ/

Palavra-chaves: FONÉTICA, IPA, ENSINO DE LE Comunicação Oral (CO) Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada
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Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

O ensino de fonética nas aulas de Língua inglesa, infelizmente, ainda não é uma prática tão presente na realidade das escolas públicas. Existem vários motivos que tentam justificar o porquê deste distanciamento, desde a carga horária que não permite um aproveitamento maior no exercício das atividades, até outras barreiras como a quantidade excessiva de alunos por sala de aula. Ensinar fonética envolve de fato muitos desafios, mas que não podem ser colocados como justificativas para bloquear uma janela que pode ser o acesso de encontro entre o aluno e a língua em foco. Sendo assim, desenvolvemos este trabalho que é um relato de experiência de docentes integrantes do PIBID – aplicado em uma turma do 2º ano do Ensino Médio na Escola Estadual José Soares de Carvalho, em Guarabira-PB. O objetivo deste artigo é mostrar uma possibilidade de como trabalhar aspectos fonéticos no tocante à pronúncia da consoante interdental surda /θ/,através do gênero textual charge. Assim também como apresentar aos alunos a existência do IPA (International Phonetic Alphabet), com o intuito de despertar o interesse do aluno para a Língua Inglesa, por meio de novas práticas a partir da oralização. Como embasamento teórico utilizamos estudos de Celce-Murcia (2010);Marcelino (2006); Gilbert (2008); Kelly (2001) e Silva (2012).

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