USO DE SITES VISANDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE FÍSICA NO CURSO SEMIPRESENCIAL DA EJA
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9868 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 39 "inscrito_id" => 768 "titulo" => "USO DE SITES VISANDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE FÍSICA NO CURSO SEMIPRESENCIAL DA EJA" "resumo" => "O presente trabalho discute como a Física costuma ser entendida (além da capacidade de entendimento), admitindo que ela não deva ser mecanicamente memorizada, mas compreendida e utilizada no dia a dia, ou seja, deve ser contextualizada e inserida na vivência do estudante. O processo de ensino/aprendizagem da Física é discutido a partir do olhar da Psicologia Cognitiva, em particular, da Teoria da Aprendizagem Significativa. Sabendo que o estudante detém concepções alternativas sobre a realidade material, segundo Ausubel, é necessário considerar esse conhecimento prévio, que serve como subsunçor (ideia-âncora) para ele estabelecer novas conexões para apreender o conhecimento. A relevância do trabalho vem do fato de aplicar a teoria de Ausubel no ensino da Física no curso semipresencial da EJA e utilizar sites como modelo de instrução no processo de ensino-aprendizagem da matéria. Além de despertar a curiosidade e o interesse dos discentes, fazendo com que vejam o ensino de Física muito mais próximo de sua realidade, os recursos multimídias (vídeos, imagens, animações, simulações, textos, áudios, etc.) organizados e estruturados em forma de sites, são distribuídos ao término de cada aula ministrada, por meio de Pendrive ou CD-ROM, para que, em casa, ele possa revisar e exercitar tudo o que foi estudado sem precisar acessar a internet, servindo de material de apoio.Tal trabalho também visa descrever alguns resultados obtidos durante as aulas de Física ministradas no curso semipresencial da Educação de Jovens e Adultos, com estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio na Modalidade EJA Prof. Geraldo Lafayette Bezerra em João Pessoa. Os resultados demonstram a importância dessa metodologia assim como o modelo de instrução utilizado durante as aulas ministradas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS" "palavra_chave" => "FÍSICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, EJA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_10_2014_19_07_07_idinscrito_768_58dc3db1856254a68008ce5fce192df6.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCINALDO FLORENCIO DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "FRANCINALDO" "autor_email" => "fran.nice.fisica@gmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9868 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 39 "inscrito_id" => 768 "titulo" => "USO DE SITES VISANDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE FÍSICA NO CURSO SEMIPRESENCIAL DA EJA" "resumo" => "O presente trabalho discute como a Física costuma ser entendida (além da capacidade de entendimento), admitindo que ela não deva ser mecanicamente memorizada, mas compreendida e utilizada no dia a dia, ou seja, deve ser contextualizada e inserida na vivência do estudante. O processo de ensino/aprendizagem da Física é discutido a partir do olhar da Psicologia Cognitiva, em particular, da Teoria da Aprendizagem Significativa. Sabendo que o estudante detém concepções alternativas sobre a realidade material, segundo Ausubel, é necessário considerar esse conhecimento prévio, que serve como subsunçor (ideia-âncora) para ele estabelecer novas conexões para apreender o conhecimento. A relevância do trabalho vem do fato de aplicar a teoria de Ausubel no ensino da Física no curso semipresencial da EJA e utilizar sites como modelo de instrução no processo de ensino-aprendizagem da matéria. Além de despertar a curiosidade e o interesse dos discentes, fazendo com que vejam o ensino de Física muito mais próximo de sua realidade, os recursos multimídias (vídeos, imagens, animações, simulações, textos, áudios, etc.) organizados e estruturados em forma de sites, são distribuídos ao término de cada aula ministrada, por meio de Pendrive ou CD-ROM, para que, em casa, ele possa revisar e exercitar tudo o que foi estudado sem precisar acessar a internet, servindo de material de apoio.Tal trabalho também visa descrever alguns resultados obtidos durante as aulas de Física ministradas no curso semipresencial da Educação de Jovens e Adultos, com estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio na Modalidade EJA Prof. Geraldo Lafayette Bezerra em João Pessoa. Os resultados demonstram a importância dessa metodologia assim como o modelo de instrução utilizado durante as aulas ministradas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS" "palavra_chave" => "FÍSICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, EJA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_10_2014_19_07_07_idinscrito_768_58dc3db1856254a68008ce5fce192df6.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCINALDO FLORENCIO DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "FRANCINALDO" "autor_email" => "fran.nice.fisica@gmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }