O presente trabalho discute como a Física costuma ser entendida (além da capacidade de entendimento), admitindo que ela não deva ser mecanicamente memorizada, mas compreendida e utilizada no dia a dia, ou seja, deve ser contextualizada e inserida na vivência do estudante. O processo de ensino/aprendizagem da Física é discutido a partir do olhar da Psicologia Cognitiva, em particular, da Teoria da Aprendizagem Significativa. Sabendo que o estudante detém concepções alternativas sobre a realidade material, segundo Ausubel, é necessário considerar esse conhecimento prévio, que serve como subsunçor (ideia-âncora) para ele estabelecer novas conexões para apreender o conhecimento. A relevância do trabalho vem do fato de aplicar a teoria de Ausubel no ensino da Física no curso semipresencial da EJA e utilizar sites como modelo de instrução no processo de ensino-aprendizagem da matéria. Além de despertar a curiosidade e o interesse dos discentes, fazendo com que vejam o ensino de Física muito mais próximo de sua realidade, os recursos multimídias (vídeos, imagens, animações, simulações, textos, áudios, etc.) organizados e estruturados em forma de sites, são distribuídos ao término de cada aula ministrada, por meio de Pendrive ou CD-ROM, para que, em casa, ele possa revisar e exercitar tudo o que foi estudado sem precisar acessar a internet, servindo de material de apoio.Tal trabalho também visa descrever alguns resultados obtidos durante as aulas de Física ministradas no curso semipresencial da Educação de Jovens e Adultos, com estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio na Modalidade EJA Prof. Geraldo Lafayette Bezerra em João Pessoa. Os resultados demonstram a importância dessa metodologia assim como o modelo de instrução utilizado durante as aulas ministradas.