Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

USO DE SITES VISANDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE FÍSICA NO CURSO SEMIPRESENCIAL DA EJA

Palavra-chaves: FÍSICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, EJA Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9868
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 39
    "inscrito_id" => 768
    "titulo" => "USO DE SITES VISANDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE FÍSICA NO CURSO SEMIPRESENCIAL DA EJA"
    "resumo" => "O presente trabalho discute como a Física costuma ser entendida (além da capacidade de entendimento), admitindo que ela não deva ser mecanicamente memorizada, mas compreendida e utilizada no dia a dia, ou seja, deve ser contextualizada e inserida na vivência do estudante. O processo de ensino/aprendizagem da Física é discutido a partir do olhar da Psicologia Cognitiva, em particular, da Teoria da Aprendizagem Significativa. Sabendo que o estudante detém concepções alternativas sobre a realidade material, segundo Ausubel, é necessário considerar esse conhecimento prévio, que serve como subsunçor (ideia-âncora) para ele estabelecer novas conexões para apreender o conhecimento. A relevância do trabalho vem do fato de aplicar a teoria de Ausubel no ensino da Física no curso semipresencial da EJA e utilizar  sites como modelo de instrução no processo de ensino-aprendizagem da matéria. Além de despertar a curiosidade e o interesse dos discentes, fazendo com que vejam o ensino de Física muito mais próximo de sua realidade, os recursos multimídias (vídeos, imagens, animações, simulações, textos, áudios, etc.) organizados e estruturados em forma de sites, são distribuídos ao término de cada aula ministrada, por meio de Pendrive ou CD-ROM, para que, em casa, ele possa revisar e exercitar tudo o que foi estudado sem precisar acessar a internet, servindo de material de apoio.Tal trabalho também visa descrever alguns resultados obtidos durante as aulas de Física ministradas no curso semipresencial da Educação de Jovens e Adultos, com estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio na Modalidade EJA Prof. Geraldo Lafayette Bezerra em João Pessoa. Os resultados demonstram a importância dessa metodologia assim como o modelo de instrução utilizado durante as aulas ministradas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS"
    "palavra_chave" => "FÍSICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, EJA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_10_2014_19_07_07_idinscrito_768_58dc3db1856254a68008ce5fce192df6.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCINALDO FLORENCIO DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "FRANCINALDO"
    "autor_email" => "fran.nice.fisica@gmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9868
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 39
    "inscrito_id" => 768
    "titulo" => "USO DE SITES VISANDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE FÍSICA NO CURSO SEMIPRESENCIAL DA EJA"
    "resumo" => "O presente trabalho discute como a Física costuma ser entendida (além da capacidade de entendimento), admitindo que ela não deva ser mecanicamente memorizada, mas compreendida e utilizada no dia a dia, ou seja, deve ser contextualizada e inserida na vivência do estudante. O processo de ensino/aprendizagem da Física é discutido a partir do olhar da Psicologia Cognitiva, em particular, da Teoria da Aprendizagem Significativa. Sabendo que o estudante detém concepções alternativas sobre a realidade material, segundo Ausubel, é necessário considerar esse conhecimento prévio, que serve como subsunçor (ideia-âncora) para ele estabelecer novas conexões para apreender o conhecimento. A relevância do trabalho vem do fato de aplicar a teoria de Ausubel no ensino da Física no curso semipresencial da EJA e utilizar  sites como modelo de instrução no processo de ensino-aprendizagem da matéria. Além de despertar a curiosidade e o interesse dos discentes, fazendo com que vejam o ensino de Física muito mais próximo de sua realidade, os recursos multimídias (vídeos, imagens, animações, simulações, textos, áudios, etc.) organizados e estruturados em forma de sites, são distribuídos ao término de cada aula ministrada, por meio de Pendrive ou CD-ROM, para que, em casa, ele possa revisar e exercitar tudo o que foi estudado sem precisar acessar a internet, servindo de material de apoio.Tal trabalho também visa descrever alguns resultados obtidos durante as aulas de Física ministradas no curso semipresencial da Educação de Jovens e Adultos, com estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio na Modalidade EJA Prof. Geraldo Lafayette Bezerra em João Pessoa. Os resultados demonstram a importância dessa metodologia assim como o modelo de instrução utilizado durante as aulas ministradas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS"
    "palavra_chave" => "FÍSICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, EJA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_10_2014_19_07_07_idinscrito_768_58dc3db1856254a68008ce5fce192df6.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCINALDO FLORENCIO DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "FRANCINALDO"
    "autor_email" => "fran.nice.fisica@gmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

O presente trabalho discute como a Física costuma ser entendida (além da capacidade de entendimento), admitindo que ela não deva ser mecanicamente memorizada, mas compreendida e utilizada no dia a dia, ou seja, deve ser contextualizada e inserida na vivência do estudante. O processo de ensino/aprendizagem da Física é discutido a partir do olhar da Psicologia Cognitiva, em particular, da Teoria da Aprendizagem Significativa. Sabendo que o estudante detém concepções alternativas sobre a realidade material, segundo Ausubel, é necessário considerar esse conhecimento prévio, que serve como subsunçor (ideia-âncora) para ele estabelecer novas conexões para apreender o conhecimento. A relevância do trabalho vem do fato de aplicar a teoria de Ausubel no ensino da Física no curso semipresencial da EJA e utilizar sites como modelo de instrução no processo de ensino-aprendizagem da matéria. Além de despertar a curiosidade e o interesse dos discentes, fazendo com que vejam o ensino de Física muito mais próximo de sua realidade, os recursos multimídias (vídeos, imagens, animações, simulações, textos, áudios, etc.) organizados e estruturados em forma de sites, são distribuídos ao término de cada aula ministrada, por meio de Pendrive ou CD-ROM, para que, em casa, ele possa revisar e exercitar tudo o que foi estudado sem precisar acessar a internet, servindo de material de apoio.Tal trabalho também visa descrever alguns resultados obtidos durante as aulas de Física ministradas no curso semipresencial da Educação de Jovens e Adultos, com estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio na Modalidade EJA Prof. Geraldo Lafayette Bezerra em João Pessoa. Os resultados demonstram a importância dessa metodologia assim como o modelo de instrução utilizado durante as aulas ministradas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.