DISMISTIFICANDO A SEQUÊNCIA DIDÁTICA. A ELABORAÇÃO PASSO A PASSO DE UMA SD
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9854 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 738 "inscrito_id" => 16 "titulo" => "DISMISTIFICANDO A SEQUÊNCIA DIDÁTICA. A ELABORAÇÃO PASSO A PASSO DE UMA SD" "resumo" => "Atualmente a sequência didática (SD) é um importante instrumento pedagógico no que diz respeito ao ensino de um gênero textual tanto na forma oral como a escrita. Esse gênero busca permitir ao aluno a possibilidade de se expressar de forma eficaz tanto dentro como fora do contexto escolar. Assim, este artigo tem o objetivo de apresentar de forma concisa a elaboração passo a passo de uma sequência didática permitindo aos estudiosos da área acesso rápido a um material eficiente sobre a produção de uma SD. Trata-se de um estudo teórico ancorado em Antunes (2007) que alega que como atividade interativa a língua estrangeira é constituída de mais que gramática pura, há outros elementos constitutivos da língua. Em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) que nos da a definição de sequência didática bem como nos auxilia no estudo mais aprofundado das partes que a compõem e suas respectivas funções. E em Marcuski (2008) que trouxe-nos a definição de gênero textual e a analise dos gêneros como a descrição da língua e visão da sociedade, pois os gêneros com sua forma e função circulam de forma abrangente nas atividades culturais e sociais, além da estrutura que a SD segue. Como resultados, observamos que o primeiro passo na elaboração de uma SD é a apresentação do projeto. Nesse momento é feita a escolha do tema, bem como do gênero textual, oral ou escrito, que será trabalhado. O segundo passo é a preparação do conteúdo que será trabalhado. Os alunos deverão ser informados sobre a importância dos conteúdos e com quais irão trabalhar. O terceiro passo é a elaboração dos módulos que consistem no conjunto de atividades que serão desenvolvidas ao longo da SD. O próximo passo é a produção final. Esse é o momento de obtenção dos resultados, para o aluno é o instante de colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do processo e para o professor é a hora de avaliação dos pontos alcançados durante a aplicação da SD. Como conclusão afirmamos que a sequência didática auxilia o professor a organizar uma sequência de atividades de forma a tornar sua aula mais dinâmica e eficaz bem como a levar seus alunos a uma propriedade efetiva sobre um gênero textual específico. E que o passo a passo nesse artigo estudado mostra que a SD é pratica e eficaz auxiliando alunos, professores e sociedade de em geral, pois contribui na formação de cidadãos conscientes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "O PROFESSOR E A PESQUISA" "palavra_chave" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ELABORAÇÃO, PASSO A PASSO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_20_51_55_idinscrito_16_e19b71557802bd755edf1ffc98cdaf83.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA FERREIRA SOUZA LEITE" "autor_nome_curto" => "FABIANA FERREIRA" "autor_email" => "fabysouzacg@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9854 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 738 "inscrito_id" => 16 "titulo" => "DISMISTIFICANDO A SEQUÊNCIA DIDÁTICA. A ELABORAÇÃO PASSO A PASSO DE UMA SD" "resumo" => "Atualmente a sequência didática (SD) é um importante instrumento pedagógico no que diz respeito ao ensino de um gênero textual tanto na forma oral como a escrita. Esse gênero busca permitir ao aluno a possibilidade de se expressar de forma eficaz tanto dentro como fora do contexto escolar. Assim, este artigo tem o objetivo de apresentar de forma concisa a elaboração passo a passo de uma sequência didática permitindo aos estudiosos da área acesso rápido a um material eficiente sobre a produção de uma SD. Trata-se de um estudo teórico ancorado em Antunes (2007) que alega que como atividade interativa a língua estrangeira é constituída de mais que gramática pura, há outros elementos constitutivos da língua. Em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) que nos da a definição de sequência didática bem como nos auxilia no estudo mais aprofundado das partes que a compõem e suas respectivas funções. E em Marcuski (2008) que trouxe-nos a definição de gênero textual e a analise dos gêneros como a descrição da língua e visão da sociedade, pois os gêneros com sua forma e função circulam de forma abrangente nas atividades culturais e sociais, além da estrutura que a SD segue. Como resultados, observamos que o primeiro passo na elaboração de uma SD é a apresentação do projeto. Nesse momento é feita a escolha do tema, bem como do gênero textual, oral ou escrito, que será trabalhado. O segundo passo é a preparação do conteúdo que será trabalhado. Os alunos deverão ser informados sobre a importância dos conteúdos e com quais irão trabalhar. O terceiro passo é a elaboração dos módulos que consistem no conjunto de atividades que serão desenvolvidas ao longo da SD. O próximo passo é a produção final. Esse é o momento de obtenção dos resultados, para o aluno é o instante de colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do processo e para o professor é a hora de avaliação dos pontos alcançados durante a aplicação da SD. Como conclusão afirmamos que a sequência didática auxilia o professor a organizar uma sequência de atividades de forma a tornar sua aula mais dinâmica e eficaz bem como a levar seus alunos a uma propriedade efetiva sobre um gênero textual específico. E que o passo a passo nesse artigo estudado mostra que a SD é pratica e eficaz auxiliando alunos, professores e sociedade de em geral, pois contribui na formação de cidadãos conscientes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "O PROFESSOR E A PESQUISA" "palavra_chave" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ELABORAÇÃO, PASSO A PASSO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_20_51_55_idinscrito_16_e19b71557802bd755edf1ffc98cdaf83.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA FERREIRA SOUZA LEITE" "autor_nome_curto" => "FABIANA FERREIRA" "autor_email" => "fabysouzacg@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }