A (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10142 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 593 "inscrito_id" => 995 "titulo" => "A (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "O reconhecimento da competência de cada ser pelo outro (identidade atribuída por outrem), associado ao conceito que cada ser faz dessa competência (identidade para si) constituem a base do processo de construção da identidade profissional. Baseado nesse entendimento, o referido autor explica que diferentemente das demais profissões, a característica fundamental da prática profissional do professor encontra-se não no agir instrumental, mas no agir comunicacional. É o agir comunicacional que possibilita a ação e a comunicação entre os indivíduos numa relação global e completa. Desse modo, o referido autor defende que ser professor é uma “atividade complexa cuja finalidade é a produção de “estados de espíritos” e a modificação de mentalidades e comportamento de pessoas, cujas características relevam do agir comunicacional (op.cit., p. 46)”. O interesse pela formação de professores tem fomentado o desenvolvimento de diversas pesquisas na interface da Educação e da Linguística Aplicada (LA). Situada nessa interface, esta pesquisa tem como objetivo principal investigar como ocorre o processo de (re)construção da identidade do professor de língua inglesa, a partir da produção de um relato fotobiográfico. Os resultados indicam que ao ingressar no curso de Letras-Inglês, particularmente, ao entrar na disciplina de Estágio Supervisionado, a PI começa a mudar seu modo de ver e a mudar seu foco de atenção: passa a considerar, além de seu eu-pessoal, a projeção de sua futura vida profissional. Portanto, ao entrar em contato com diversas atividades, relacionadas com o ensino, a PI passa a valorizar novas formas de fazer, novos estilos profissionais. virtual de reflexão sobre o agir e a própria formação, que podem incidir na (re)construção da identidade profissional docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, ESTÁGIO, IDENTIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_08_49_58_idinscrito_995_cfbcc4672eb6452bcf409e0250576957.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA MARIA ARAUJO DIAS" "autor_nome_curto" => "SANDRA DIAS" "autor_email" => "sandra.dias@ufersa.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10142 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 593 "inscrito_id" => 995 "titulo" => "A (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "O reconhecimento da competência de cada ser pelo outro (identidade atribuída por outrem), associado ao conceito que cada ser faz dessa competência (identidade para si) constituem a base do processo de construção da identidade profissional. Baseado nesse entendimento, o referido autor explica que diferentemente das demais profissões, a característica fundamental da prática profissional do professor encontra-se não no agir instrumental, mas no agir comunicacional. É o agir comunicacional que possibilita a ação e a comunicação entre os indivíduos numa relação global e completa. Desse modo, o referido autor defende que ser professor é uma “atividade complexa cuja finalidade é a produção de “estados de espíritos” e a modificação de mentalidades e comportamento de pessoas, cujas características relevam do agir comunicacional (op.cit., p. 46)”. O interesse pela formação de professores tem fomentado o desenvolvimento de diversas pesquisas na interface da Educação e da Linguística Aplicada (LA). Situada nessa interface, esta pesquisa tem como objetivo principal investigar como ocorre o processo de (re)construção da identidade do professor de língua inglesa, a partir da produção de um relato fotobiográfico. Os resultados indicam que ao ingressar no curso de Letras-Inglês, particularmente, ao entrar na disciplina de Estágio Supervisionado, a PI começa a mudar seu modo de ver e a mudar seu foco de atenção: passa a considerar, além de seu eu-pessoal, a projeção de sua futura vida profissional. Portanto, ao entrar em contato com diversas atividades, relacionadas com o ensino, a PI passa a valorizar novas formas de fazer, novos estilos profissionais. virtual de reflexão sobre o agir e a própria formação, que podem incidir na (re)construção da identidade profissional docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, ESTÁGIO, IDENTIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_08_49_58_idinscrito_995_cfbcc4672eb6452bcf409e0250576957.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA MARIA ARAUJO DIAS" "autor_nome_curto" => "SANDRA DIAS" "autor_email" => "sandra.dias@ufersa.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }