O presente artigo traz um relato de experiência sobre a prática de leitura literária com bebês e crianças bem pequenas em um Centro Municipal de Educação Infantil. O objetivo do trabalho é refletir sobre as práticas de mediação de leitura literária realizadas pelas professoras com bebês e crianças de 2 e 3 anos. Além disso, considera-se a análise das implicações dessas práticas no desenvolvimento de comportamentos leitores que antecedem a leitura convencional e despertam o gosto pelo prazer de ler sem a cobrança da leitura apenas de letras e palavras, mas a leitura que consiste na atribuição de sentidos ao texto. O referido estudo se ampara em uma abordagem qualitativa descritiva, através de técnica de observação e de questionários destinados às crianças e professoras durante a investigação. Os resultados da investigação apontam para a importância da mediação de práticas de leitura literária na primeira etapa da Educação Básica, enfatizando diretamente o desenvolvimento de comportamentos leitores, tendo em vista a possibilidade de interação entre as crianças com práticas de leitura, familiaridade com a cultura escrita e ampliação do repertório literário. Outro aspecto relevante evidenciado pelos dados se refere ao interesse apresentado pelas crianças em manusear livros, aumentando a curiosidade em realizar a leitura não-convencional como atividade prazerosa e divertida, interagindo com os textos, imagens e outras crianças.