Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NARRATIVAS DO EU: PROJETO DE VIDA E AS LINHAS QUE TECEM SONHOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 03 - História da Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98365
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4922
    "inscrito_id" => 4541
    "titulo" => "NARRATIVAS DO EU: PROJETO DE VIDA E AS LINHAS QUE TECEM SONHOS"
    "resumo" => "Este artigo é fruto da execução de um projeto pedagógico aplicado na Escola Cidadão Integral Técnica Francisco Ernesto do Rêgo, situada na cidade de Queimadas- PB, durante o ano letivo de 2022, com as turmas do 1° ano do Ensino Médio. Um projeto que teve como objetivo, a partir da escrita de cartas autobiográficas e partindo do tema Sonhos, dialogar com o Projeto de Vida dos estudantes e refletir sobre caminhos metodológicos que pudessem incentivar a prática de leitura e escrita no espaço escolar. Teoricamente a proposta se mostrou em diálogo com a discussão feita por Paulo Freire (1993) no que concerne à aprendizagem a partir de Temas Geradores. O processo de construção do conhecimento por meio das experiências e história de vida foi objeto de discussão de Paulo Freire e consiste num caminho para desenvolver no espaço escolar práticas exitosas. O projeto, que se intitulou Narrativas do eu: projeto de vida e as linhas que tecem sonhos, dialogou com as habilidades de Língua Portuguesa, Matemática e História. Inicialmente foi discutido com os estudantes os sentidos da palavra sonho, pois é importante destacar que todo projeto deve nascer na sala de aula e partir das inquietações do corpo escolar. Sendo assim, observamos que a escrita de cartas autobiográficas consistia num caminho interessante para acessar as memórias de nossos estudantes, e assim, impulsionar o ato de sonhar, e ainda sanar dificuldades referentes à prática de leitura. Sabendo que, a escrita, leitura e problemática sobre o gênero carta foi, na construção dessa proposta, um itinerário importante para que o corpo discente pudesse desenvolver as habilidades analisadas mediante a aplicação das avaliações de larga escala em nossa escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4541_TB4922_29102023095830.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAYNNÃ VALENTIM RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "TAYNNÃ"
    "autor_email" => "taynnavalentim@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98365
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4922
    "inscrito_id" => 4541
    "titulo" => "NARRATIVAS DO EU: PROJETO DE VIDA E AS LINHAS QUE TECEM SONHOS"
    "resumo" => "Este artigo é fruto da execução de um projeto pedagógico aplicado na Escola Cidadão Integral Técnica Francisco Ernesto do Rêgo, situada na cidade de Queimadas- PB, durante o ano letivo de 2022, com as turmas do 1° ano do Ensino Médio. Um projeto que teve como objetivo, a partir da escrita de cartas autobiográficas e partindo do tema Sonhos, dialogar com o Projeto de Vida dos estudantes e refletir sobre caminhos metodológicos que pudessem incentivar a prática de leitura e escrita no espaço escolar. Teoricamente a proposta se mostrou em diálogo com a discussão feita por Paulo Freire (1993) no que concerne à aprendizagem a partir de Temas Geradores. O processo de construção do conhecimento por meio das experiências e história de vida foi objeto de discussão de Paulo Freire e consiste num caminho para desenvolver no espaço escolar práticas exitosas. O projeto, que se intitulou Narrativas do eu: projeto de vida e as linhas que tecem sonhos, dialogou com as habilidades de Língua Portuguesa, Matemática e História. Inicialmente foi discutido com os estudantes os sentidos da palavra sonho, pois é importante destacar que todo projeto deve nascer na sala de aula e partir das inquietações do corpo escolar. Sendo assim, observamos que a escrita de cartas autobiográficas consistia num caminho interessante para acessar as memórias de nossos estudantes, e assim, impulsionar o ato de sonhar, e ainda sanar dificuldades referentes à prática de leitura. Sabendo que, a escrita, leitura e problemática sobre o gênero carta foi, na construção dessa proposta, um itinerário importante para que o corpo discente pudesse desenvolver as habilidades analisadas mediante a aplicação das avaliações de larga escala em nossa escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4541_TB4922_29102023095830.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAYNNÃ VALENTIM RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "TAYNNÃ"
    "autor_email" => "taynnavalentim@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo é fruto da execução de um projeto pedagógico aplicado na Escola Cidadão Integral Técnica Francisco Ernesto do Rêgo, situada na cidade de Queimadas- PB, durante o ano letivo de 2022, com as turmas do 1° ano do Ensino Médio. Um projeto que teve como objetivo, a partir da escrita de cartas autobiográficas e partindo do tema Sonhos, dialogar com o Projeto de Vida dos estudantes e refletir sobre caminhos metodológicos que pudessem incentivar a prática de leitura e escrita no espaço escolar. Teoricamente a proposta se mostrou em diálogo com a discussão feita por Paulo Freire (1993) no que concerne à aprendizagem a partir de Temas Geradores. O processo de construção do conhecimento por meio das experiências e história de vida foi objeto de discussão de Paulo Freire e consiste num caminho para desenvolver no espaço escolar práticas exitosas. O projeto, que se intitulou Narrativas do eu: projeto de vida e as linhas que tecem sonhos, dialogou com as habilidades de Língua Portuguesa, Matemática e História. Inicialmente foi discutido com os estudantes os sentidos da palavra sonho, pois é importante destacar que todo projeto deve nascer na sala de aula e partir das inquietações do corpo escolar. Sendo assim, observamos que a escrita de cartas autobiográficas consistia num caminho interessante para acessar as memórias de nossos estudantes, e assim, impulsionar o ato de sonhar, e ainda sanar dificuldades referentes à prática de leitura. Sabendo que, a escrita, leitura e problemática sobre o gênero carta foi, na construção dessa proposta, um itinerário importante para que o corpo discente pudesse desenvolver as habilidades analisadas mediante a aplicação das avaliações de larga escala em nossa escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.