Esta pesquisa tem como objetivo geral, compreender como tem se dado as práticas pedagógicas de professores e professoras de educação física nas escolas do campo no Município de Conceição do Castelo – ES e analisar o papel da formação continuada com estes profissionais visando uma educação humanizadora. Trazemos como referencial teórico, Paulo Freire (1991), para pensar a formação permanente a partir do diálogo em torno da prática das/os professoras/es, no processo da práxis pedagógica. Procuraremos pensar as práticas pedagógicas dos e das professoras no contexto da educação do campo, levado em consideração as especificidades desta modalidade de educação. A opção metodológica dessa pesquisa, trará a abordagem qualitativa e consistirá em aprofundar a compreensão das práticas pedagógicas do grupo de doze professores/as das seis escolas do campo no município em estudo. Como técnica de coleta de dados, serão aplicados aos sujeitos desta pesquisa questionários, bem como serão realizadas entrevistas semiestruturadas (dando oportunidade do entrevistado falar mais livremente sobre o tema proposto), além da observação in loco pela pesquisadora com registro em diário de campo. Com esta pesquisa, espera-se travar diálogos com os e as docentes sobre a necessidade de práticas pedagógicas na área de educação física com o foco na educação do campo, propondo estratégias coletivas para uma proposta mais humanizadora de educação.