Esse trabalho tem como objeto o legado de Paulo Freire (1921-1997) para a educação brasileira. O objetivo é apresentar reflexões acerca da produção freireana para a educação nacional, destacando-se, especialmente, as categorias educação, autonomia e liberdade, pela importância com que as mesmas se apresentam em toda sua obra. Justifica-se essa escolha pela importância que a obra de Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, representa enquanto trabalho militante dedicado à educação libertadora. Esse educador brasileiro, conhecido mundialmente, fez importantes formulações teórico-metodológicas dedicadas à formação dos educadores e educadoras e em defesa da escola pública. A metodologia adotada para essa comunicação tem como referência a dialética materialista histórica representada por meio de obras do campo das Pedagogias Progressistas no Brasil, em particular, a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Tal procedimento não se constitui um problema metódico, uma vez que Paulo Freire esteve próximo dos ideais socialistas em sua luta contra a opressão. O caráter político de sua obra está assentado na perspectiva de emancipação humana, o que se realiza fundamentalmente como processo de desalienação pela educação com autonomia e liberdade. Conclui-se que Freire escreveu uma obra militante e anticapitalista, a qual os educadores e educadoras devem adotar se pensam a educação para além da lógica mercantil e se visam superar a sociedade de classes.