O ponto de partida deste estudo é a análise da função da arte dentro do ambiente escolar, uma vez que ela estimula o universo lúdico de cada criança, e assim proporciona subsídios para desempenhar a capacidade de aquisição de novas habilidades. Este artigo tem como objetivo destacar a importância do ensino da arte frente ao processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais. A abordagem utilizada foi uma pesquisa qualitativa, fazendo uso de estudos bibliográficos, obras, autores e pesquisadores que abordam o tema. Durante todo o trajeto, o estudante realiza atividades práticas e teóricas que desenvolvem e contribuem para a construção de novos níveis de aprendizagens. O ensino da arte no ensino fundamental tem um papel essencial nos aspectos cognitivos, culturais e emocionais, onde é buscado um desenvolvimento completo do sujeito dentro dos modelos críticos e democráticos, valorizando uma educação estética, moral e intelectual. Diante da perspectiva da aprendizagem, a arte apresenta-se como uma linguagem onde sua estrutura e sua característica própria possibilita à criança no processo de alfabetização, transformar pensamentos, ideias e a criar novas fontes de conhecimentos, fazendo com que a imaginação, a criatividade, a sensibilidade, a ação, a percepção, a cognição e o pensamento crítico sejam impulsionados.