A análise do imaginário da cultura de cada época nos permite fazer um deslocamento do olhar crítico a partir de como a mulher foi representada no período medieval e como estas representações elaboradas criaram lugares a serem ocupados pelas mulheres na sociedade daquele contexto. As visões discriminatórias e preconceituosas muitas vezes perpassaram a ideia de mulheres pecadoras e naturalmente mais fracas, e que mediante estes aspectos não ocupariam determinado lugar na sociedade. Buscamos analisar as representações acerca do feminino durante a Idade Média, imagens elaboradas pelos discursos de pensadores e representantes cristãos, e a importância de refletir em sala de aula de história tais aspectos construídos. Nosso objetivo é refletir em torno das visões e representação construídas para e sobre as mulheres no período medieval e a importância de discutir sobre tais aspectos nas aulas de história no fundamental II OU MÉDIO? Educar as gerações na escola para compreender e estudar sobre o lugar da mulher, visando observar o papel da mulher na história e sobretudo, no período proposto é fundamental, no ensino de história, pois, desmistifica relações ocasionadas pela ideia de inferioridade feminina, e constrói uma nova percepção acerca do sagrado, em conjunto com as relações e moralidades ocasionadas pela igreja católica. Nossa metodologia parte de uma pesquisa bibliográfica a partir do diálogo com autores como Le Goff(2006), Rossiaud (1991), Macedo(2014), Brown(1990) dentre outros, abordamos tais discursos e seus desdobramentos nas noções de moral e sexualidade existentes em nossa sociedade, e a contribuição para o diálogo educacional fazendo com os discentes façam parte do processo histórico.