Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SEQUÊNCIA DIDÁTICA EXPANDIDA NA ESCOLA: LENDO TORTO ARADO, DE ITAMAR VIEIRA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 94758
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 166
    "inscrito_id" => 224
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA EXPANDIDA NA ESCOLA: LENDO TORTO ARADO, DE ITAMAR VIEIRA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Os planejamentos que ocorrem no início do ano nas escolas de todo país além de pensar nas propostas pedagógicas que ocorrerão no decorrer do ano, refletem as percepções e aflições dos professores em relação ao seu público: os alunos. Enquanto professores da única escola estadual de Parari-PB e com pouco mais de uma centena de estudantes, constatamos que as maiores dificuldades ainda estão na base, isto é, na leitura. Quando falamos sobre leitura, não nos referimos apenas às habilidades oriundas delas e necessárias a todas as áreas do conhecimento, falamos sobretudo do ato básico de ler. Ler por hábito, ler por prazer, ler literatura. Nesse sentido, propomos a elaboração de um projeto didático cujo objetivo é sanar essa problemática de forma leve, mas sem deixar de lado o comprometimento pelo ler, em sua acepção mais simples. Para tanto, propomos inicialmente a leitura do livro Torto Arado (2019), de Itamar Vieira, organizada a partir da sequência didática expandida, proposta por Rildo Cosson (2009). No que se refere aos momentos de leitura, propõe-se adotar a metodologia de Círculos de Leitura, também sugeridos por Cosson (2014). Como produções resultantes das leituras, os alunos além da participação em círculos de leitura, podem trabalhar na produção resumos, resenhas críticas, mapas mentais e produtos para uma feira literária."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID224_TB166_18112023202110.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNA PAULA AIRES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ANNA"
    "autor_email" => "anna.souza1@professor.pb."
    "autor_ies" => "ECI JAIRO AIRES CALUÊTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 94758
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 166
    "inscrito_id" => 224
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA EXPANDIDA NA ESCOLA: LENDO TORTO ARADO, DE ITAMAR VIEIRA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Os planejamentos que ocorrem no início do ano nas escolas de todo país além de pensar nas propostas pedagógicas que ocorrerão no decorrer do ano, refletem as percepções e aflições dos professores em relação ao seu público: os alunos. Enquanto professores da única escola estadual de Parari-PB e com pouco mais de uma centena de estudantes, constatamos que as maiores dificuldades ainda estão na base, isto é, na leitura. Quando falamos sobre leitura, não nos referimos apenas às habilidades oriundas delas e necessárias a todas as áreas do conhecimento, falamos sobretudo do ato básico de ler. Ler por hábito, ler por prazer, ler literatura. Nesse sentido, propomos a elaboração de um projeto didático cujo objetivo é sanar essa problemática de forma leve, mas sem deixar de lado o comprometimento pelo ler, em sua acepção mais simples. Para tanto, propomos inicialmente a leitura do livro Torto Arado (2019), de Itamar Vieira, organizada a partir da sequência didática expandida, proposta por Rildo Cosson (2009). No que se refere aos momentos de leitura, propõe-se adotar a metodologia de Círculos de Leitura, também sugeridos por Cosson (2014). Como produções resultantes das leituras, os alunos além da participação em círculos de leitura, podem trabalhar na produção resumos, resenhas críticas, mapas mentais e produtos para uma feira literária."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID224_TB166_18112023202110.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNA PAULA AIRES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ANNA"
    "autor_email" => "anna.souza1@professor.pb."
    "autor_ies" => "ECI JAIRO AIRES CALUÊTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Os planejamentos que ocorrem no início do ano nas escolas de todo país além de pensar nas propostas pedagógicas que ocorrerão no decorrer do ano, refletem as percepções e aflições dos professores em relação ao seu público: os alunos. Enquanto professores da única escola estadual de Parari-PB e com pouco mais de uma centena de estudantes, constatamos que as maiores dificuldades ainda estão na base, isto é, na leitura. Quando falamos sobre leitura, não nos referimos apenas às habilidades oriundas delas e necessárias a todas as áreas do conhecimento, falamos sobretudo do ato básico de ler. Ler por hábito, ler por prazer, ler literatura. Nesse sentido, propomos a elaboração de um projeto didático cujo objetivo é sanar essa problemática de forma leve, mas sem deixar de lado o comprometimento pelo ler, em sua acepção mais simples. Para tanto, propomos inicialmente a leitura do livro Torto Arado (2019), de Itamar Vieira, organizada a partir da sequência didática expandida, proposta por Rildo Cosson (2009). No que se refere aos momentos de leitura, propõe-se adotar a metodologia de Círculos de Leitura, também sugeridos por Cosson (2014). Como produções resultantes das leituras, os alunos além da participação em círculos de leitura, podem trabalhar na produção resumos, resenhas críticas, mapas mentais e produtos para uma feira literária.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.