Os planejamentos que ocorrem no início do ano nas escolas de todo país além de pensar nas propostas pedagógicas que ocorrerão no decorrer do ano, refletem as percepções e aflições dos professores em relação ao seu público: os alunos. Enquanto professores da única escola estadual de Parari-PB e com pouco mais de uma centena de estudantes, constatamos que as maiores dificuldades ainda estão na base, isto é, na leitura. Quando falamos sobre leitura, não nos referimos apenas às habilidades oriundas delas e necessárias a todas as áreas do conhecimento, falamos sobretudo do ato básico de ler. Ler por hábito, ler por prazer, ler literatura. Nesse sentido, propomos a elaboração de um projeto didático cujo objetivo é sanar essa problemática de forma leve, mas sem deixar de lado o comprometimento pelo ler, em sua acepção mais simples. Para tanto, propomos inicialmente a leitura do livro Torto Arado (2019), de Itamar Vieira, organizada a partir da sequência didática expandida, proposta por Rildo Cosson (2009). No que se refere aos momentos de leitura, propõe-se adotar a metodologia de Círculos de Leitura, também sugeridos por Cosson (2014). Como produções resultantes das leituras, os alunos além da participação em círculos de leitura, podem trabalhar na produção resumos, resenhas críticas, mapas mentais e produtos para uma feira literária.