O fato de compreender que a Língua Portuguesa é para os surdos uma segunda língua (L2) e que seu aprendizado é um tanto complexo para os mesmos, serviu como ponto de partida para a realização deste presente estudo, que objetiva analisar como vem se dando as práticas de leitura e escrita da Língua Portuguesa como segunda língua para surdos, e se há nas mesmas a inserção de recursos visuais que contemplem o sujeito surdo. O trabalho foi desenvolvido com base na pesquisa qualitativa e a coleta de dados se deu através da observação em sala de aula e de questionário aplicado, em que a partir de ambos permitiu-se vivenciar tais práticas. Realizou-se também pesquisas bibliográficas alicerçadas nos dizeres de autores como: ALBANO (2009), SOARES (2009), NANTES (2010), PEREIRA (2014), STROBEL (2008), GESUELI E MOURA (2006), LEBEDEFF (2010), entre outros. De acordo com os estudos desenvolvidos pelos autores citados e a partir da análise dos dados coletados na atual pesquisa, pôde-se constatar que o ensino do português para os surdos ainda necessita ser refletido, principalmente, no que diz respeito a adequação dos métodos para auxiliar as práticas de leitura e escrita. Desse modo, a partir do contato com a Literatura referente ao Letramento visual é possível evidenciar um novo olhar sobre o ensino do português como L2 e sobre as práticas de leitura e escrita para os surdos, a fim de que haja uma melhoria e garantia ao aprendizado desses.