O JOGO HEURÍSTICO COMO ALTERNATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DE CRIANÇAS BEM PEQUENAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98464 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5051 "inscrito_id" => 13218 "titulo" => "O JOGO HEURÍSTICO COMO ALTERNATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DE CRIANÇAS BEM PEQUENAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O jogo heurístico é uma atividade na qual as crianças interagem com diversos tipos de materiais e objetos a partir da experimentação livre, em que são oportunizadas a investigação e a exploração de maneira geral. Neste contexto, de acordo com Goldschmied e Jackson (2004) e Fochi (2018), o papel do educador é de oferecer materiais que propiciem a investigação das crianças e de observar, atentamente, as ações no contexto, fortalecendo a relação pessoal e o vínculo. O presente relato tem por objetivo identificar e analisar situações do jogo heurístico, tendo em vista a organização do espaço, dos materiais, a atividade espontânea das crianças e o papel de educadoras em uma escola de educação infantil, de espaço privado, localizada na cidade do Recife/PE, que tem seus fundamentos baseados nos princípios da Abordagem Pikler e de Reggio Emilia. O relato se baseia em uma breve pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, utilizando como instrumentos registros fotográficos e escritos de observação. Adicionalmente, considerando as experiências de estágio extracurricular de uma das autoras, também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com educadoras de um grupo que atende crianças de 2 e 3 anos. As sessões do jogo heurístico foram acompanhadas ao longo de um mês e foi possível perceber que as crianças apresentaram desenvoltura na autonomia, vivenciando as experiências de acordo com seu tempo, sem pressa ou preocupação, assumindo uma postura competente, segura e ativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID13218_TB5051_21082023182006.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ COSTA PINTO" "autor_nome_curto" => "Beatriz Costa" "autor_email" => "beatrizcosta756@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98464 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5051 "inscrito_id" => 13218 "titulo" => "O JOGO HEURÍSTICO COMO ALTERNATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DE CRIANÇAS BEM PEQUENAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O jogo heurístico é uma atividade na qual as crianças interagem com diversos tipos de materiais e objetos a partir da experimentação livre, em que são oportunizadas a investigação e a exploração de maneira geral. Neste contexto, de acordo com Goldschmied e Jackson (2004) e Fochi (2018), o papel do educador é de oferecer materiais que propiciem a investigação das crianças e de observar, atentamente, as ações no contexto, fortalecendo a relação pessoal e o vínculo. O presente relato tem por objetivo identificar e analisar situações do jogo heurístico, tendo em vista a organização do espaço, dos materiais, a atividade espontânea das crianças e o papel de educadoras em uma escola de educação infantil, de espaço privado, localizada na cidade do Recife/PE, que tem seus fundamentos baseados nos princípios da Abordagem Pikler e de Reggio Emilia. O relato se baseia em uma breve pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, utilizando como instrumentos registros fotográficos e escritos de observação. Adicionalmente, considerando as experiências de estágio extracurricular de uma das autoras, também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com educadoras de um grupo que atende crianças de 2 e 3 anos. As sessões do jogo heurístico foram acompanhadas ao longo de um mês e foi possível perceber que as crianças apresentaram desenvoltura na autonomia, vivenciando as experiências de acordo com seu tempo, sem pressa ou preocupação, assumindo uma postura competente, segura e ativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID13218_TB5051_21082023182006.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ COSTA PINTO" "autor_nome_curto" => "Beatriz Costa" "autor_email" => "beatrizcosta756@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }