O jogo heurístico é uma atividade na qual as crianças interagem com diversos tipos de materiais e objetos a partir da experimentação livre, em que são oportunizadas a investigação e a exploração de maneira geral. Neste contexto, de acordo com Goldschmied e Jackson (2004) e Fochi (2018), o papel do educador é de oferecer materiais que propiciem a investigação das crianças e de observar, atentamente, as ações no contexto, fortalecendo a relação pessoal e o vínculo. O presente relato tem por objetivo identificar e analisar situações do jogo heurístico, tendo em vista a organização do espaço, dos materiais, a atividade espontânea das crianças e o papel de educadoras em uma escola de educação infantil, de espaço privado, localizada na cidade do Recife/PE, que tem seus fundamentos baseados nos princípios da Abordagem Pikler e de Reggio Emilia. O relato se baseia em uma breve pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, utilizando como instrumentos registros fotográficos e escritos de observação. Adicionalmente, considerando as experiências de estágio extracurricular de uma das autoras, também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com educadoras de um grupo que atende crianças de 2 e 3 anos. As sessões do jogo heurístico foram acompanhadas ao longo de um mês e foi possível perceber que as crianças apresentaram desenvoltura na autonomia, vivenciando as experiências de acordo com seu tempo, sem pressa ou preocupação, assumindo uma postura competente, segura e ativa.