O artigo busca-se apresentar, na forma de uma narrativa, os resultados, vivências e impactos da participação dos alunos do Colégio Diocesano Santa Luzia (CDSL), localizado no município de Mossoró -RN, nas Olímpiadas do Conhecimento nos últimos 3 anos, considerando o período pandêmico e os resultados positivos que contribuíram na trajetória acadêmica dos estudantes participantes. Para além de uma prova, a participação nas Olímpiadas tem como objetivo desenvolver as habilidades dos alunos em diferentes áreas do conhecimento, de modo a estimular a conexão e interação social destes com os mais diversos saberes e aplicação do conhecimento. Cujo alunos premiados passam a ter a oportunidade de participarem de Programas de Iniciação Científicas em Universidades reconhecidas e, por conseguinte, se projetarem com seguridade em uma possível trajetória acadêmica. Dado essa relevância, no presente trabalho, mapeamos os resultados dos alunos com base nas premiações e participações das etapas finais das respectivas Olímpiadas: Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM); Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB); Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e a Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), nos últimos 3 anos. Feito esse mapeamento, foram coletados relatos com os alunos premiados no sentido de coletar os impactos de suas participações na sua formação integral. Os resultados nos sinalizam a relevância da participação das Olimpíadas no que se refere ao rendimento escolar, além de uma nova visão por parte dos alunos em relação as problemáticas cotidianas, assim como na escolha profissional a partir desse intercâmbio entre escola e instituições de ensino superior.