Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES ACERCA DA (DES)CONTINUIDADE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99104
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5869
    "inscrito_id" => 18043
    "titulo" => "REFLEXÕES ACERCA DA (DES)CONTINUIDADE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO"
    "resumo" => "O número de estudantes que não conseguiram alcançar as habilidades de leitura e escrita para estarem alfabetizados durante o ciclo de alfabetização dentro do processo de progressão continuada, sofreu um crescimento acentuado principalmente depois da pandemia da Covid-19. Demandando, desse modo, uma atenção especial às práticas pedagógicas que estão sendo realizadas na sala de aula para promover a continuidade no ciclo de alfabetização desses alunos. Logo, o presente trabalho tem como objetivo compreender as possíveis causas que alguns alunos não conseguiram aprender a ler e a escrever durante o ciclo de alfabetização. O aporte teórico-metodológico está fundamentado na abordagem qualitativa, com pesquisa de campo e estudo bibliográfico. A pesquisa de campo foi desenvolvida através da aplicação de um questionário com professores (as) de português de 4° a 5° ano, da rede Municipal de ensino fundamental, localizada na zona rural de Pereiro/CE. O referencial teórico aborda reflexões acerca dos aspectos histórico-conceitual da alfabetização de crianças (SOARES, 2012; 2020; MORTATTI, 2000; 2006; OLIVEIRA, 2022); estratégias metodológicas para o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita (LEAL, 2005; SOARES, 2020; ALBUQUERQUE; MORAIS; FERREIRA, 2008; MORAIS, 2012). Os resultados apontam a necessidade de promover situações de aprendizagens com estratégias metodológicas diversas que atendam a todas as crianças, visando a continuação do processo de alfabetização e a participação plena dos alunos não alfabetizados nas atividades escolares. Uma vez que, não existe um manual pronto para o professor alfabetizador, mas demanda um conjunto de estratégias que exige avaliação diagnóstica contínua usada como base para o planejamento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18043_TB5869_19112023190957.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DÉBORA FREIRE DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "DÉBORA"
    "autor_email" => "deborafreire357@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99104
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5869
    "inscrito_id" => 18043
    "titulo" => "REFLEXÕES ACERCA DA (DES)CONTINUIDADE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO"
    "resumo" => "O número de estudantes que não conseguiram alcançar as habilidades de leitura e escrita para estarem alfabetizados durante o ciclo de alfabetização dentro do processo de progressão continuada, sofreu um crescimento acentuado principalmente depois da pandemia da Covid-19. Demandando, desse modo, uma atenção especial às práticas pedagógicas que estão sendo realizadas na sala de aula para promover a continuidade no ciclo de alfabetização desses alunos. Logo, o presente trabalho tem como objetivo compreender as possíveis causas que alguns alunos não conseguiram aprender a ler e a escrever durante o ciclo de alfabetização. O aporte teórico-metodológico está fundamentado na abordagem qualitativa, com pesquisa de campo e estudo bibliográfico. A pesquisa de campo foi desenvolvida através da aplicação de um questionário com professores (as) de português de 4° a 5° ano, da rede Municipal de ensino fundamental, localizada na zona rural de Pereiro/CE. O referencial teórico aborda reflexões acerca dos aspectos histórico-conceitual da alfabetização de crianças (SOARES, 2012; 2020; MORTATTI, 2000; 2006; OLIVEIRA, 2022); estratégias metodológicas para o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita (LEAL, 2005; SOARES, 2020; ALBUQUERQUE; MORAIS; FERREIRA, 2008; MORAIS, 2012). Os resultados apontam a necessidade de promover situações de aprendizagens com estratégias metodológicas diversas que atendam a todas as crianças, visando a continuação do processo de alfabetização e a participação plena dos alunos não alfabetizados nas atividades escolares. Uma vez que, não existe um manual pronto para o professor alfabetizador, mas demanda um conjunto de estratégias que exige avaliação diagnóstica contínua usada como base para o planejamento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18043_TB5869_19112023190957.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DÉBORA FREIRE DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "DÉBORA"
    "autor_email" => "deborafreire357@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O número de estudantes que não conseguiram alcançar as habilidades de leitura e escrita para estarem alfabetizados durante o ciclo de alfabetização dentro do processo de progressão continuada, sofreu um crescimento acentuado principalmente depois da pandemia da Covid-19. Demandando, desse modo, uma atenção especial às práticas pedagógicas que estão sendo realizadas na sala de aula para promover a continuidade no ciclo de alfabetização desses alunos. Logo, o presente trabalho tem como objetivo compreender as possíveis causas que alguns alunos não conseguiram aprender a ler e a escrever durante o ciclo de alfabetização. O aporte teórico-metodológico está fundamentado na abordagem qualitativa, com pesquisa de campo e estudo bibliográfico. A pesquisa de campo foi desenvolvida através da aplicação de um questionário com professores (as) de português de 4° a 5° ano, da rede Municipal de ensino fundamental, localizada na zona rural de Pereiro/CE. O referencial teórico aborda reflexões acerca dos aspectos histórico-conceitual da alfabetização de crianças (SOARES, 2012; 2020; MORTATTI, 2000; 2006; OLIVEIRA, 2022); estratégias metodológicas para o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita (LEAL, 2005; SOARES, 2020; ALBUQUERQUE; MORAIS; FERREIRA, 2008; MORAIS, 2012). Os resultados apontam a necessidade de promover situações de aprendizagens com estratégias metodológicas diversas que atendam a todas as crianças, visando a continuação do processo de alfabetização e a participação plena dos alunos não alfabetizados nas atividades escolares. Uma vez que, não existe um manual pronto para o professor alfabetizador, mas demanda um conjunto de estratégias que exige avaliação diagnóstica contínua usada como base para o planejamento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.