O número de estudantes que não conseguiram alcançar as habilidades de leitura e escrita para estarem alfabetizados durante o ciclo de alfabetização dentro do processo de progressão continuada, sofreu um crescimento acentuado principalmente depois da pandemia da Covid-19. Demandando, desse modo, uma atenção especial às práticas pedagógicas que estão sendo realizadas na sala de aula para promover a continuidade no ciclo de alfabetização desses alunos. Logo, o presente trabalho tem como objetivo compreender as possíveis causas que alguns alunos não conseguiram aprender a ler e a escrever durante o ciclo de alfabetização. O aporte teórico-metodológico está fundamentado na abordagem qualitativa, com pesquisa de campo e estudo bibliográfico. A pesquisa de campo foi desenvolvida através da aplicação de um questionário com professores (as) de português de 4° a 5° ano, da rede Municipal de ensino fundamental, localizada na zona rural de Pereiro/CE. O referencial teórico aborda reflexões acerca dos aspectos histórico-conceitual da alfabetização de crianças (SOARES, 2012; 2020; MORTATTI, 2000; 2006; OLIVEIRA, 2022); estratégias metodológicas para o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita (LEAL, 2005; SOARES, 2020; ALBUQUERQUE; MORAIS; FERREIRA, 2008; MORAIS, 2012). Os resultados apontam a necessidade de promover situações de aprendizagens com estratégias metodológicas diversas que atendam a todas as crianças, visando a continuação do processo de alfabetização e a participação plena dos alunos não alfabetizados nas atividades escolares. Uma vez que, não existe um manual pronto para o professor alfabetizador, mas demanda um conjunto de estratégias que exige avaliação diagnóstica contínua usada como base para o planejamento.