Este trabalho apresenta a sistematização de ações desenvolvidas no Programa Residência Pedagógica no curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina Grande no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - UFCG/CDSA, situado no campus de Sumé - PB. Apresentamos como objetivos: a) Estreitar os vínculos entre a universidade e as escolas da educação básica; b) Construir uma proposta metodológica e pedagógica onde fosse utilizada as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como recurso didático durante as aulas de Ciências Humanas e Sociais, com os estudantes do 8º ano, da escola do campo, durante o ensino remoto, c) Promover um momento avaliativo após o desenvolvimento da atividade, para analisar a proposta pela ótica do estudante da educação básica. Em relação ao percurso metodológico, construímos uma proposta de atividade com a utilização de recursos didáticos e tecnológicos direcionados para estudantes do 8º ano de uma escola do campo situada na zona rural no município de Sumé – PB. Onde o processo mediativo foi realizado através da plataforma Google Meet, com a utilização de slides sobre a temática da Globalização. A pesquisa serviu de base para potencializar nossa formação inicial, ampliando os entendimentos sobre as percepções e concepções dos professores da Educação Básica e o uso das TIC no contexto de uma escola do campo.